CI

A startup de agronegócio e a assessoria de imprensa


Rodrigo Capella

Por Rodrigo Capella*

Uma atividade de comunicação que traz muitos benefícios para as startups de agronegócio.  É assim que podemos definir a assessoria de imprensa.

Entre os benefícios, destacam-se ampliar a visibilidade da startup de agronegócio no mercado e contribuir para que a startup de agronegócio tenha novos clientes.

A startup de agronegócio terá exposição qualificada nos veículos de comunicação. Serão agendadas entrevistas em rádios e em TVs e também serão publicadas matérias em jornais, sites e revistas. 

O trabalho de assessoria de imprensa para uma startup de agronegócio inclui quatro etapas: conhecimento, confiabilidade, visibilidade e reputação. A seguir detalho cada uma delas:

Etapa 01: Conhecimento

A assessoria de imprensa faz o contato inicial com a imprensa e com os influenciadores. São enviadas as primeiras informações sobre a startup de agronegócio. Esta etapa dura um mês e contribui para que as primeiras matérias sejam publicadas.

Etapa 02: Confiabilidade

A partir do segundo mês, os jornalistas e influenciadores recebem, com mais frequência, informações sobre a startup de agronegócio, que se torna fonte confiável de informação. Mais matérias são publicadas e encontros de relacionamento com a imprensa e influenciadores começam a ser agendados.

Etapa 03: Visibilidade

Pautas estratégicas são elaboradas e encaminhadas para a imprensa. Dicas e orientações sobre o segmento de atuação da startup de agronegócio também são compartilhadas. A partir do quinto mês, a startup de agronegócio ganha mais visibilidade e relevância.

Etapa 04: Reputação

Com um ano de trabalho contínuo de assessoria de imprensa, a startup de agronegócio constrói reputação junto aos jornalistas e influenciadores. Pautas estratégicas, encontros de relacionamento frequentes e divulgação de dicas e orientações contribuem diretamente para a startup de agronegócio alcançar esta etapa.

(*) Rodrigo Capella é Diretor da Ação Estratégica, empresa que funciona como uma extensão do cliente, criando e desenvolvendo estratégias de comunicação com foco sempre em resultados. A Ação Estratégica tem ampla experiência em realizar ações de comunicação para startups do segmento de agronegócio. E-mail: [email protected] 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.