CI

Grandes desafios nacionais para 2021


Argemiro Luís Brum

O Brasil, além de gerar uma política que consolide um processo adequado e eficiente de vacinação contra a Covid-19, coisa que não existe no país, na esfera econômica terá de criar uma política de substituição ao auxílio emergencial diante das restrições fiscais internas. Mas a questão essencial, superado este estágio, se encontra ainda um degrau acima: enquanto 2021 não deve recuperar o que se perdeu em 2020, o desafio maior é o país acelerar o medíocre crescimento econômico dos últimos anos (encerramos agora a pior década perdida dos últimos 120 anos neste país, com um crescimento médio anual de 0,2%, sendo que a pandemia apenas agravou o péssimo quadro existente). E não basta acelerar o crescimento!

É preciso elevar a qualidade de vida da população brasileira, algo que o recente IDH da ONU mostrou que piorou na comparação com outras Nações, pois caímos do 79º para 84º lugar mundial dentre 189 países. Para tanto, precisamos ganhos de produtividade, tanto do trabalho quanto do capital. E as reformas estruturais seriam para isso. Ocorre que as reformas já feitas foram incompletas, e as que estão por vir (administrativa e tributária) patinam, além de trazerem indicativos de serem insuficientes dado o jogo de interesses e o negacionismo retrógrado de parte dos membros do governo federal.

Em um ambiente político contaminado, e com uma economia em frangalhos (2020 estaria fechando, em relação ao PIB, com assombrosos: déficit primário de 11,2%, déficit nominal em torno de 15,5%, e dívida pública bruta entre 95% e 100%), este novo ano, embora possa ser melhor, continuará sendo muito difícil para a economia nacional. “Chega-se ao final do ano com o quadro bastante turvo sobre que arranjo virá em 2021 para tentar reenquadrar a política econômica e atender às diferentes expectativas e interesses de eleitores, políticos e grupos econômicos.” (cf. IBRE/FGV, dezembro/20). 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.