CI
Nome do Evento
Dia de Campo na TV mostra o cultivo do algodão em consórcios agroecológicos
30 de Julho a 1 de Agosto de 2010

Dia de Campo na TV mostra o cultivo do algodão em consórcios agroecológicos

Descrição do evento

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é o cultivo agroecológico do algodão. O programa vai ao ar dia 30 de julho, sexta-feira, pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30, com reprise às 15h. E no domingo, 1º de agosto, às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).
O algodão já foi a principal cultura do Semiárido brasileiro, e a partir da década de 80 a produção entrou em declínio devido a adversidades climáticas, à praga do bicudo, à concorrência com fibras sintéticas, entre outros.
Nos últimos anos pesquisadores da Embrapa Algodão em parceria com várias instituições tem apostado na reintrodução da cultura do algodão nos sistemas de cultivos familiares, fazendo o manejo agroecológico.
O novo algodão do Semiárido tem como base a agricultura familiar, e além do algodão o produtor aproveita a mão-de-obra da família para o plantio de outras culturas, como feijão, milho, amendoim e gergelim, com cuidados ambientais, para conservação da biodiversidade, produzindo fibras e alimentos de forma limpa, sem uso de produtos químicos, queimadas e desmatamento das espécies nativas.
Até o final deste ano, o projeto pretende atender cerca de trezentas famílias de diversas comunidades e assentamentos de três territórios: Cariri (PB), Pajeú (PE) e Chapada do Apodi (RN) e, junto com os parceiros, expandir a cultura do algodão em consórcio com culturas alimentares em mais de cem assentamentos e comunidades do Semiárido nordestino ao longo de três anos.
O Dia de Campo na TV sobre cultivo agroecológico do algodão é uma produção da Embrapa Algodão (Campina Grande – PB) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF) , unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR(TV do Governo Federal) - Domingo às 8h (Saiba como acessar )
TV Educativa São Carlos / SP (canal 48) às quintas-feiras, 18h30
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) às quintas-feiras, 20h e sábado,11h
TV Itararé Campina Grande/PB aos sábados, 8h
 
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv. A matéria principal do programa pode ser vista também no site http://www.embrapa.br/diacampo. Nesta página você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.
 
Mais informações:
Embrapa Algodão
www.cnpa.embrapa.br
Fone: (83) 3182 4300
[email protected]
 
Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br/diacampo
Maria Luiza Brochado (DRT-DF 763 0574-V)
E-mail: [email protected]
Fone: (61) 3448 4485

Informações gerais

30/07/2010
Indefinido
SP - São Carlos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.