CI

Bolívia: Mais de 14% das importações de agroquímicos são ilegais, falsificados ou adulterados

Bolívia se caracteriza por importar praguicidas de diversos países


Foto: Senasa

Mais de 14% de todos os defensivos agrícolas comprados pelos agricultores bolivianos no exterior são produtos ilegais, falsificados ou adulterados. Esse resultado foi apontado no estudo “Comércio Ilegal de Praguicidas na Bolívia”, que foi apresentado durante o “Fórum Comércio Ilegal de Praguicidas na Bolívia”.

Trata-se de uma iniciativa da organização CropLife Latin America juntamente com a Associação de Fornecedores de Insumos Agropecuários (APIA). As duas entidades são aliadas ao Instituto Boliviano de Comércio Exterior (IBCE) no combate a esses crimes que preocupam muito tanto as empresas de agroquímicos como os produtores responsáveis daquele país. 

“A Bolívia se caracteriza por importar praguicidas de diversos países, sendo 63% destinados ao setor agropecuário, 25% ao comércio, 11% à indústria e 1% a outras atividades. De modo especial, zonas agrícolas em Santa Cruz, Cochabamba e Tarija são inundadas por praguicidas falsificados perigosos para a saúde, gerando elevadas perdas econômicas para o produtor agropecuário e grave dano ao meio ambiente”, informou economista Gonzalo Vidaurre, autor do estudo.

No Fórum foi feito um apelo às autoridades para melhorar as normas e os controles atuais, visando combater o comércio ilegal de praguicidas. “Tolerância zero com a falsificação, ilegalidade e contrabando” foi o apelo do presidente da APIA, Juan Mario Rojo.

“A importação, venda e comercialização dos praguicidas que não possuem Registro Fitossanitário são ilegais, uma vez que não foram submetidos a nenhuma norma de segurança em laboratórios reconhecidos, que certifique a qualidade, eficácia e eficiência dos insumos, fazendo de tal fato uma perigosa ameaça à saúde do agricultor, da cadeia alimentar, do meio ambiente e da economia”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.