CI

Cenário global impactará demanda por algodão

No entanto, um cenário desafiador começa a se desenhar


Foto: Pixabay

O cenário favorável para as margens de algodão confirmou um aumento de 17% para a área plantada destinada à cotonicultura no Brasil, em relação à safra 2020/21. Foi isso que informou o Rabobank, em seu novo relatório sobre os produtos agropecuários do Brasil.

“A estimativa da área plantada deve retomar patamares próximos ao alcançado durante a safra 2019/20 e atingir 1,6 milhão de hectares. A estimativa de produção no Brasil, indica para um volume de 2,7 milhões de toneladas de pluma produzidos em 2021/22, 100 mil toneladas abaixo da estimativa inicial. A ausência de chuvas durante parte do desenvolvimento da fibra limitará o potencial produtivo durante o ciclo 2021/22”, comenta.

No entanto, um cenário desafiador começa a se desenhar e deve ser monitorado nos próximos meses pelos cotonicultores brasileiros e players do setor. “O primeiro ponto é a demanda internacional pela pluma, que diferentemente de commodities agrícolas relacionadas à produção de alimentos, apresenta maior elasticidade em relação à renda populacional”, completa.

“O cenário de inflação global associado a elevação das taxas de juros levará a uma estagnação da demanda global pela fibra. Mesmo com a reabertura gradual das indústrias têxteis e do comércio ao redor do mundo, os impactos econômicos decorrentes da pandemia do coronavírus devem resultar em retração do PIB mundial e, dessa forma, a expectativa é de manutenção no consumo global de algodão, de 26,4 milhões de toneladas de pluma para a safra 2022/23. Além da demanda enfraquecida globalmente pelos fatores econômicos, vale destacar também a competição do algodão com as fibras sintéticas”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.