CI

Fórum Agro MT e Governo do Estado assinam propostas para o PAP 2017/2018

O ato de assinatura foi realizado durante uma coletiva de imprensa, nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), em Cuiabá

As entidades que constituem o Fórum Agro MT – Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat – e o Governo de Mato Grosso assinaram nesta segunda-feira (24/04) o mesmo documento com as propostas do Estado para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2017/2018, conhecido como Plano Safra. O ato de assinatura foi realizado durante uma coletiva de imprensa, nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), em Cuiabá.

O documento, que foi elaborado em conjunto pelo corpo técnico das entidades e do governo, apresenta 32 propostas que podem auxiliar o Poder Público na elaboração da política agrícola do país. A iniciativa de entregar um documento comum e chancelado por todos se deve ao destaque da nossa produção, que responde por 25% de tudo o que é produzido no país.

De acordo com o presidente do Fórum Agro MT e da Famato Normando Corral, o documento assinado será entregue em audiência ao Ministro da Fazenda na terça-feira (25/04), em Brasília. “O Fórum Agro é o encontro das entidades do setor para debater os temas mais relevantes do momento e decidir como iremos atuar. A elaboração desta proposta para o PAP é um exemplo disso. Nossa expectativa é de que as sugestões apresentadas sejam acatadas, principalmente levando em consideração a nossa liderança no cenário nacional”, declarou Corral.

A principal proposta é que sejam disponibilizados recursos da ordem R$ 205 bilhões para o PAP 2017/2018, mantendo o rebaixamento da taxa de juros seguindo o que a Selic está trazendo ao mercado. Também foi solicitada a implantação de um novo plano de armazenagem, principalmente para Mato Grosso. Atualmente, no estado existe um déficit de quase 35 milhões de toneladas, praticamente metade do que é produzido.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Ricardo Tomczyk, essa não é uma proposta apenas do setor da produção rural e sim de todo o estado de Mato Grosso. “A Sedec, através da nossa Secretaria Adjunta de Agricultura comandada pelo secretário Alexandre Possobon, participou ativamente das discussões e da construção das propostas apresentadas e assinadas aqui hoje. Isso demonstra que Mato Grosso continua sendo vanguarda em organização setorial”, afirmou Tocmczyk.

O segmento entende que a proposta do estado vai influenciar na construção do próximo Plano Safra, que é considerado vital para o Agro brasileiro, em especial para Mato Grosso.

Para o presidente da Aprosoja Endrigo Dalcin, as demandas de Mato Grosso são maiores do que de muitos outros estados com melhor infraestrutura. “Eles têm infraestrutura como estradas, armazenamentos bem maiores e com módulos menores. E as necessidades dos produtores dos outros estados, como por exemplo, da região sul são menores. Então, essa proposta de Mato Grosso é importante porque ela vai balizar um estado demandador de recursos”, explicou Dalcin.

Outra reivindicação considerada de extrema importância é a redução da taxa de juros para o custeio agrícola e pecuário para 6,5% a.a, para produtores enquadrados acima dos níveis de Pronaf e Pronamp.

Para os produtores de soja, milho e para a pecuária foi solicitado que seja retirada a trava do limite global, ou seja, hoje, por exemplo, o produtor pode adquirir até R$ 3 milhões de recursos se ele tiver limite, sendo 60% no primeiro semestre e 40% no segundo semestre. “Estamos pedindo que retirem essa divisão de primeiro e segundo semestre, para que esse valor possa ser acessado sem período determinando no ano”, apontou Dalcin.

Os presidentes da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) Marco Túlio, da Associação dos Criadores de Suíno (Acrismat) Raulino Teixeira Machado, da Associação dos Produtores de Algodão (Ampa) Alexandre Pedro Schenkel e o vice-presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) Carlos Ernesto Augustin também participaram da reunião e se manifestaram a respeito das propostas, reforçando a importância de serem inseridas no novo plano.

Acesse aqui as propostas do estado de Mato Grosso para o PAP 2017/2018: http://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/24042017060210.pdf

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.