CI

Novo blog do SENAR aborda benefícios da biotecnologia na agricultura

Parceria entre CNA/SENAR e BOAS visa incentivar a adoção das boas práticas agronômicas e traz informações aos produtores sobre tecnologias Bt


Parceria entre CNA/SENAR e BOAS visa incentivar a adoção das boas práticas agronômicas e traz informações aos produtores sobre tecnologias Bt

Lançado na última quarta-feira (12), o blog Biotecnologia no SENAR é uma nova ferramenta on-line que traz informações sobre as tecnologias Bt (resistentes a insetos) e sobre a importância da adoção das boas práticas agronômicas. O conteúdo foi elaborado por meio de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), que coordena o programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS) desde 2015.

O novo ambiente virtual é direcionado a produtores de soja, milho e algodão Bt, que convivem diariamente com a biotecnologia no campo. Desenvolvida para melhorar as características de plantas e microrganismos, a biotecnologia é uma ferramenta que contribui para produzirmos mais alimentos sem aumento proporcional da área cultivada.

Com o blog, que vai reunir, entre outros materiais, notícias, folders, videoaulas, vídeos técnicos e depoimentos, as entidades envolvidas querem incentivar o agricultor a adotar as boas práticas no campo, proteger a produtividade e evitar a perda dessa tecnologia.

A diretora-executiva do CIB e coordenadora do BOAS, Adriana Brondani, explica que a parceria com o SENAR pode ajudar o produtor rural a se adaptar a diferentes desafios. “A ideia é unir esforços e expertises do CIB e do SENAR para oferecer ao agricultor o que há de melhor em conteúdo informativo, com uma comunicação dinâmica, eficiente e de qualidade.”

Adriana esclarece que as principais estratégias sugeridas pelo CIB para o produtor pôr em prática as boas práticas agronômicas são: dessecação antecipada, uso de sementes certificadas, tratamento de sementes, adoção de áreas de refúgio, controle de plantas daninhas e voluntárias e monitoramento de pragas. “Hoje, quem mais se beneficia da biotecnologia é, de fato, o agricultor. Para o CIB, pessoas bem informadas tomam melhores decisões, e a parceria com o SENAR permite justamente um aprofundamento da informação técnica.” 

Segundo o assessor técnico do SENAR, Rafael Diego da Costa, as instituições  parceiras estão alinhadas nas estratégias de educação e difusão de informações que buscam promover o desenvolvimento econômico e social do setor, dando aos agricultores ferramentas para produzirem de forma ainda mais eficiente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.