CI

Novo hidrogel no Brasil vai revolucionar o mundo agrícola, ambiental e energético


Climaco Cezar de Souza

“Com o novo hidrogel descoberto recente pela UFScar (vide artigo abaixo em português) será possível antecipar alguns cultivos (principalmente dos perenes e semi-perenes, mas também nas horticulas rapidas e fruticulas) em até 50 dias, ou seja, o plantio poderá ser efetivado até 20-50 dias antes do inicio da estação chuvosa real (período ainda não totalmente mensurado), pois ele é 5 a 10 vezes mais efetivo do que os hidrogéis atuais.
 
Também, ele também pode ajudar muito nos cultivos de áreas semi-áridas e degradadas, inclusive de outros países.
 
O plantio com hidrogel mais com mudas clonadas já revolucionam o cultivo de eucalipto para madeira serrada ou para celulose mais para produção de etanol no Brasil há mais de 10 anos, mas este novo hidrogel é bem mas efetivo (com 1 grama do novo hidrogel é possível reter 2 kg de água, ou seja, 2.000 vezes mais ante 200-400 vezes dos antigos hidrogéis), além de custar pouco e de reduzir o consumo total de fertilizantes necessários (ou seja, também pode reduzir o custo de produção da planta). Em horticultura de ciclo curto e em fruticultura ele também é muito usado.
 
Melhor é que temos mais de 300 milhões de hectares ainda a cultivar e a bem utilizar - de forma ambientalmente correta e sustentável –, isto para bem alimentar e movimentar o Mundo”.
 
Com tal hidrogel ficará ainda mais difícil concorrer conosco, sendo melhor os demandantes e consumidores de outros países aliarem-se a nós e de forma direta, preferencialmente via Varejistas e Cooperativas externas mais Cooperativas familiares ou empresariais mais suas agroindústrias processadoras do Brasil.
 
FIM
 
VIDE:

Pesquisadores de São Carlos, SP, desenvolvem hidrogel super absorvente para agricultura
Com 1 grama do novo produto, feito com componentes naturais, é possível reter 2 kg de água.
 
Pesquisadores de São Carlos (interior do Estado de SP) passaram os últimos 12 anos tentando aperfeiçoar hidrogéis para otimizar a irrigação e o uso de fertilizantes na agricultura e chegaram a um novo modelo.
 
Eles desenvolveram uma fórmula com componentes naturais e criaram um produto com menor impacto ambiental, menor custo de produção e maior capacidade de absorção. Com 1 grama do novo hidrogel é possível reter 2 kg de água.
 
“O que a gente tem comercialmente hoje são hidrogéis que absorvem praticamente 200 a 400 vezes o peso em água. Conseguimos desenvolver um hidrogel que absorve duas mil vezes o peso em água”, segundo o coordenador, um doutorando em Físico-Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
 
Ele foi responsável por dar prosseguimento ao estudo iniciado em 2012 e, com orientação da Embrapa Instrumentação, elaborou o novo composto. O hidrogel está sendo testado em plantações de tomate e pimentão da Embrapa Hortaliças, no Distrito Federal, e o grupo aguarda uma parceria com empresas para a distribuição no mercado.
 
De 100 para 2.000
 
Mais conhecidos pelo uso em fraldas descartáveis e lentes de contato, os hidrogéis são considerados caros para a agricultura e o desafio do grupo era propor um composto mais barato. Para isso, os pesquisadores buscaram componentes naturais e acrescentaram um derivado da celulose a hidrogéis sintéticos, de poliacrilamida. "Nos primeiros anos, vimos que não só era possível colocar um material de fonte renovável e de custo mais baixo, como a celulose, como que o material resultante absorvia muito mais água e tinha um desempenho muito melhor do que o hidrogel totalmente sintético".
 
Esse primeiro composto absorvia 100 vezes seu peso em água, porém ainda tinha um custo alto para implantação nas lavouras e o grupo decidiu investir em uma nova formulação. Agregou um material proveniente da argila, desenvolveu um tratamento para aumentar a absorção e chegou à marca dos 2 kg por grama.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.