CI

Conselho Deliberativo do Irga debate safra, mercado e servidores

Reunião ocorreu nesta quinta-feira (27)


O Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) se reuniu na tarde de quinta-feira (27) no auditório Joaquim Monteiro da Cunha, na sede administrativa da autarquia. Os conselheiros discutiram colheita, mercado, questões financeiras e administrativas do instituto, entre outros temas. Na abertura da reunião, o presidente do Irga, Guinter Frantz, deu as boas vindas ao novo conselheiro Antonio Barbosa Netto Junior, que passa a ser um dos dois representantes da Federação das Cooperativas de Arroz do RS (Fearroz). Ele entra na vaga deixada por Álvaro Lima da Silva, falecido em fevereiro.

No início do encontro, o conselheiro Fernando Rechsteiner, integrante da Comissão Institucional, fez um relato sobre a reunião realizada em abril com representantes dos servidores do Irga, quando foram discutidos temas como evasão de servidores, salários, progressão e pesquisa, entre outros. Os conselheiros se manifestaram em apoio à situação vivida pelos funcionários do Irga.

O diretor comercial, Tiago Sarmento Barata, abordou questões específicas do mercado de arroz, câmbio, preço e custo. Abordou também a evolução da colheita do arroz, que está se aproximando de seu final, com produtividade média próxima de 7.900 quilos por hectare e previsão de safra com 8,5 milhões de toneladas. Barata ainda fez relato sobre sua recente viagem ao México e das reais possibilidades para o arroz brasileiro.

O Conselho Deliberativo faz parte da administração do Irga, ao lado da Diretoria Executiva e da Comissão de Controle. Composto por 76 produtores, com dois suplentes cada um, o Conselho do Irga conta com quatro integrantes indicados pela indústria e comércio do arroz e dois indicados pela Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul Ltda. As principais funções do conselho são aprovar em primeira instância o orçamento, examinar as contas e o relatório da Diretoria Executiva, entre outras atribuições.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.