CI

ALERTA: Trigo atrasado por falta de chuvas na Argentina

De toda a área plantada até o momento, 37,9% apresentam condição de água Regular/Seca


Foto: Divulgação

O plantio de trigo registrou um avanço de 47,4% da área apta na Argentina, apresentando um avanço de 17,1 pontos percentuais em relação ao registrado na semana anterior. É o que aponta o mais recente relatório da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), divulgado nesta quinta-feira, 16 de Junho.

“Em relação à média das últimas 5 campanhas, revela-se um atraso de 6 p.p., sendo ainda maior em relação à campanha anterior, atingindo neste caso 10 p.p. Os atrasos no plantio são produto da falta de umidade no perfil pesquisado no centro e norte da área agrícola nacional. De toda a área plantada até o momento, 37,9% apresentam condição de água Regular/Seca, com 3,3 p.p. acima do estimado na semana anterior”, apontam.

SOJA

Em relação ao cultivo da soja, a BCBA estima que 99% da área total nacional já tenha sido colhida, registrando um avanço semanal de 1,6 ponto percentual. As primeiras tabelas de soja cobrem um avanço de colheita de 99,9%, deixando lotes isolados sem colheita na região do Nordeste argentino (NEA). 

“Paralelamente, os lotes de soja de segunda classe apresentam avanço de colheita de 97,3%, após apresentarem evolução semana a semana de 3,2 p.p. Uma condição de água Adequada/Ótima é observada em 76,6% dos quadros com uma melhora semana a semana de 4,7 p.p. Este comportamento é consequência do fato de que a maior parte dos lotes não colhidos estão localizados na província de Buenos Aires, que possui uma boa condição hídrica em relação ao restante da área agrícola nacional”, aponta o relatório.

MILHO

Por fim, destacam os analistas, a colheita de milho para grão comercial está acelerando, já cobrindo 37% da área apta, após registrar um avanço semanal de 3 pontos percentuais: “Para as tabelas de datas antecipadas, a colheita chega a 64,3%, destacando-se que o trabalho está concentrado ao sul da área agrícola. Paralelamente, para as parcelas tardias e de segunda ocupação, estima-se que 12,8% já tenham sido colhidos, concentrando a colheita no centro da área agrícola nacional”. 

“Por fim, sobre a condição de cultivo, para o total de milho em pé a nível nacional, estima-se que a condição Regular/Ruim atinja 1 em cada 4 Ha; embora para as regiões do sul de Córdoba, sudeste de Buenos Aires e San Luis, essa condição aumenta para 38,4%”, conclui a BCBA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.