CI

Caravana Embrapa cumpre mais uma jornada em Minas Gerais

Caravana Embrapa concluiu mais uma etapa, visitando as cidades mineiras de Passos e Uberaba entre os dias 6 e 7 de julho


Foto: Divulgação

A Caravana Embrapa concluiu mais uma etapa, visitando as cidades mineiras de Passos e Uberaba entre os dias 6 e 7 de julho. A comitiva percorre as regiões de maior concentração de produção, consideradas polos agrícolas do País, para estabelecer um diálogo permanente dos setores de pesquisa com o agronegócio no Brasil e, assim, customizar soluções tecnológicas para cada região conforme a demanda.

O principal objetivo dessa caravana é tornar mais eficiente o uso dos fertilizantes e insumos no campo. Para isso, são apresentadas tecnologias e boas práticas de manejo de solo e de plantas para melhor aproveitamento das adubações. Os conteúdos técnicos foram organizados em cinco módulos: Planejamento agrícola, Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes, Novos fertilizantes e insumos, Manejo de precisão e Manejo para sustentabilidade.

Nas duas cidades, os eventos foram coordenados por Derli Prudente Santana e Frederico José Evangelista Botelho, colaboradores da Embrapa Milho e Sorgo. “A caravana busca apoiar tecnologicamente o agronegócio na superação da crise dos insumos agropecuários e mitigar os riscos da dependência externa de fertilizantes, por meio das capacitações, da troca de conhecimento e da disponibilização de tecnologias sistematizadas para o agricultor brasileiro”, disse Prudente. Para descrever os objetivos da caravana, ele apresentou uma palestra de contextualização da ação.

As seguintes palestras foram realizadas pelos pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo: “Planejamento e onde plantar: conhecendo o solo para melhor utilizar e manejar”, por Manoel Ricardo de Albuquerque. “Boas Práticas para o uso eficiente de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas”, por Álvaro Vilela de Resende. “Tecnologias de manejo para a sustentabilidade agrícola: por que usar?”, por Emerson Borghi. “Soluções digitais: a precisão no como, onde e quando”, por João Herbert Moreira Viana. E “Novos fertilizantes e insumos: novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas”, por Flávia Cristina dos Santos.

Caravana em Passos

Em Passos, a caravana foi realizada na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, dia 6 de junho pela manhã. Os convidados foram recebidos pelo presidente do sindicato Darlan Esper Kallas, e por representantes dos parceiros do evento.

Kallas disse que a região de Passos tem uma produção agrícola bastante diversificada, incluindo grãos como milho, soja, trigo, e o café de alta qualidade. A produção de leite é de 750 mil litros por dia. “Temos a Embrapa como uma empresa extremamente competente, organizada e produtiva. Estamos aqui abertos para receber as orientações. Parabéns a Passos que está recebendo esta etapa da caravana. É muito importante para nós, para os produtores, e acredito que na hora que nós sairmos daqui deste encontro nós vamos sair bem maiores do que quando entramos”, disse Kallas.

Rogger Coelho, gerente regional do Sistema Faemg  disse que sua instituição está ao lado do produtor e da produtora rural e é uma grande parceira desta caravana juntamente com o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos. “Um propósito de levar conhecimento, informação e tecnologia para subsidiar o aumento de produtividade, de renda, e, principalmente, para construir um agro cada vez mais forte e sustentável. As alternativas apresentadas durante o evento são muito importantes para a redução da dependência de insumos externos”, disse  Coelho.

O produtor rural Paulo Sérgio Soares apresentou a palestra “Agronegócio Regional”, com uma análise de municípios da região: Delfinópolis, Passos, São João Batista do Glória, Carmo do Rio Claro, Pratápolis, Cássia, Alpinópolis, Bom Jesus da Penha e Itaú de Minas. Esta área apresenta pluviosidade média de 1.288 mm e temperatura média de 21,5 °C. O tipo de solo é Latossolo misto, e as principais atividades agrícolas da região envolvem a produção de cereais e de cana, a cafeicultura, pecuária de leite e de corte e fruticultura.

Na região, de acordo com o produtor, o plantio da safra de verão ocorre em outubro e novembro. Safrinha de milho é em fevereiro; sorgo e trigo são plantados em março. Outras coberturas de solo que estão sendo implantadas são a aveia e o milheto.

“Nossa região tem muitos produtores altamente tecnificados e muitos pequenos produtores que estão se desenvolvendo. Hoje, cerca de 90% dos produtores usam os fertilizantes químicos convencionais, 3% a 5% usam os organominerais, e 10% usam, além do  calcário, outros  remineralizadores de solo”, enumerou.

Para finalizar, Soares ponderou que existem desafios como clima e custos de produção. Mas existem também oportunidades. “Bom momento de preço das commodities, uso de remineralizadores e de insumos biológico e plantio do trigo são fatores positivos”, descreveu. O produtor destacou a importância da presença da Embrapa na região, as contribuições que a instituição deu para o avanço da produção agropecuária, e reforçou o reconhecimento nacional e mundial da Empresa.

O estudante Marco Túlio de Carvalho Freitas e seus colegas de turma do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Minas Gerais, polo Passos, compareceram ao evento e ficaram muito agradecidos por participarem. “Foi maravilhosa a caravana, vimos muitos produtores tirando dúvidas, muitos especialistas da Embrapa conversando com a gente sobre os problemas que são comuns e mostrando as soluções”, expressou Freitas.

Caravana em Uberaba

Em Uberaba, a Caravana aconteceu na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em 7 de julho pela manhã. Os convidados foram recebidos pelo presidente da ABCZ Rivaldo Machado Borges Júnior, pelo presidente do Sindicato Rural de Uberaba Marco Túlio Prata e por representantes dos parceiros do evento.

Rivaldo Borges falou sobre os trabalhos da Embrapa realizados em parceira com ABCZ. “A Embrapa é uma parceira antiga em várias ações e uma delas foi iniciada em 2020”, disse, se referindo a um trabalho de recuperação de pastagens. “Na ocasião começamos aqui no estado de Minas, em 14 municípios, levando esta tecnologia principalmente para os pequenos produtores”.

“Uberaba sempre foi um polo de desenvolvimento de tecnologias. E o Sindicato Rural de Uberaba e os produtores se sentem honrados com a presença da Embrapa aqui, porque entendem, cada vez mais, que só com tecnologias, pesquisas e melhoramento é que teremos uma produção melhor e sustentável”, disse Prata. 

Para apresentar a palestra de contextualização da agricultura no Triângulo Mineiro foi convidado o técnico da Emater Gustavo Laterza de Deus. Ele falou sobre a vocação da região para o agronegócio.

“São 48 municípios, sendo 25 do Triângulo Sul e 23 do Triângulo Norte, em que o agronegócio corresponde à maior parte das atividades econômicas. Nesta região, o Censo Agropecuário de 2017 apontou 36.193 estabelecimentos rurais. Deste total, 28.800 destacam-se com a bovinocultura, que pode estar consorciada com outras atividades produtivas, e aproximadamente 70% por cento das propriedades receberam categoria de agricultores familiares.”, enumerou.

“A presença de rios, maiores ou menores, nos dá a oportunidade de fomentar a irrigação, e a nossa malha rodoviária favorece a logística do fluxo de mercadorias e de pessoas. O relevo e as características do solo favorecem a mecanização. A precipitação de chuvas em milímetros varia de 1.200 a 1.500 mm, de acordo com a média histórica anual. Estes dados são importantes para uma análise de potencial regional”, disse Laterza.

Segundo ele, a análise de acompanhamento de safra de 2012 a 2022 variou positivamente 54%, considerando as áreas de produção de todas as culturas nestes 48 municípios, nos períodos de safra, de safrinha e também nas áreas irrigadas. Foram consideradas as culturas café, cana, grãos e olericultura. “Isto mostra a intensificação da atividade produtiva da nossa região”, disse. Para a cultura da soja, houve uma variação positiva de 61%, considerando a área de produção de 491 mil hectares para 791 mil hectares. Neste mesmo período, a área de expansão de produção de trigo variou 531%, chegando hoje a aproximadamente 55 mil hectares, graças às novas cultivares desenvolvidos pela Embrapa. Já a cultura da cana ocupa 795 mil hectares de área de produção, e a região abriga 24 usinas alcooleiras.    

“Ainda segundo o senso de 2017 foram contabilizados 2 milhões e 600 mil hectares de pastagens, naturais ou plantadas, para as quais estamos recomendando o uso de sistemas intensificados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária ou a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, disse o produtor.

Para concluir, Laterza apresentou alguns pontos para reflexão, referentes a potenciais, oportunidades e desafios da região.

Realização e apoio

A caravana é coordenada pela Embrapa e pela Rede FertBrasil. Conta com o patrocínio diamante da Bayer - Climate Field View, da Bioma e da Rede ILPF; patrocínio bronze da Arko Fertilizantes, da FertiSystem e da Polli Fertilizantes; e com o apoio do Banco do Brasil, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias Primas para Fertilizantes (Simprifert) e do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), além dos parceiros locais.

Em Minas Gerais, o evento conta com a parceria de instituições públicas e privadas. Entre elas, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Emater-MG, Epamig, Sistema Faemg (Faemg, Senar, INAES e Sindicatos), Associação dos Produtores de Soja, Milho, Sorgo e Outros Grãos Agrícolas do Estado de Minas Gerais (Aprosoja-MG), Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa). Em Passos, também foi parceiro o Sindicato Rural de Passos (SinRural); e em Uberaba, foram parceiros a Secretaria Municipal do Agronegócio, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ),  o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU), o Núcleo dos Sindicatos Rurais e a Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim).

No mês de agosto, dia 17, a Caravana Embrapa estará em Minas Gerais, na 92ª Semana do Fazendeiro, na Universidade Federal de Viçosa, das 8h às 12h30. Acompanhe as notícias no site.

Mais informações sobre a caravana e sobre o conteúdo das palestras no link: www.embrapa.br/caravana

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.