CI

Bioeconomia – O Engaço da Bananeira

Em uma série de videopalestras, a Embrapa abordou a bioeconomia circular com base em subprodutos


Foto: Marcel Oliveira

Em uma série de videopalestras, a Embrapa Mandioca e Fruticultura abordou a bioeconomia circular com base em subprodutos – ou coprodutos – de diversas fruteiras, sobretudo do abacaxizeiro, aceroleira, bananeira, citros, mamoeiro e maracujazeiro. A bioeconomia consiste na produção e conversão de recursos biológicos renováveis, de forma sustentável, em alimentos e bioprodutos. O potencial imenso de geração de emprego e renda com a transformação desses recursos biológicos – muitas vezes denominados de ‘resíduos’ – oferecido pela agricultura brasileira vem atraindo incentivos e ações direcionados a pesquisas e negócios nessa área. De alimentos a cosméticos, de fibras e têxteis a fármacos, de combustíveis ao turismo rural, o que vivenciamos é uma participação crescente da bioeconomia em empreendimentos que vem ao encontro da demanda de consumidores cada vez mais exigentes por produtos e produção sustentáveis. Não é de se espantar que, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a bioeconomia de base agrícola colabora no atingimento de oito metas: ODS 2 (meta 2.4), ODS 3 (meta 3.9), ODS 6 (meta 6.a), ODS 7 (meta 7.2), ODS 8 (meta 8.4), ODS 9 (meta 9.4), ODS 12 (metas 12.5 e 12.8).

Um exemplo de potencial bioeconômico que ora abordamos é o engaço da bananeira (pedúnculo que sustenta a penca de bananas). O Brasil é, atualmente, o 4º maior país produtor de banana, com mais de 6,6 milhões de toneladas colhidas em 455 mil hectares. Com esses números grandiosos pode-se ter ideia de quanta biomassa residual a cultura da banana oferece ao nosso país, bem como eventuais impactos negativos ao meio ambiente quando esse mesmo material é descartado inadequadamente. A quantidade de engaço (milhares de kg, abundante) desperdiçado em diversos bananais por todo o território nacional vai além de ser um problema ambiental: é recurso valioso desperdiçado e, junto com ele, novas soluções para determinados problemas ou alternativas renováveis e sustentáveis a produtos já existentes.

Mas, afinal, o que pode ser obtido do engaço da bananeira? De acordo com alguns usos tradicionais e resultados de pesquisa, tem-se por exemplo: torta doce de engaço; filtro de engaço de bananeira para tratamento primário de águas residuais da produção de suínos; polpa celulósica, celulose; fonte de geração de energia; componente nutricional de ração animal (bovinos) e componente de ração para controle de parasito de tambaqui. Estudos vem sendo continuados para ratificar esses usos e a viabilidade da produção em larga escala. Os próximos desafios são ampliar os investimentos em PD&I em novos usos tanto do engaço como de outros ‘resíduos’ da bananeira, bem como na elaboração de estratégias de mercado para que essas soluções atendam à demanda e sejam adotadas no mercado consumidor.

Para mais informações:

https://www.youtube.com/watch?v=mHdra80ZEYM

https://www.youtube.com/watch?v=VykEbtuXnsU

https://www.embrapa.br/tema-bioeconomia

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/32848189/residuos-de-bananeira-sao-eficazes-no-controle-de-parasitos-do-tambaqui

https://www.ufrgs.br/alimentus1/feira/mpfruta/banana/t%20produ.htm

https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/article/view/9461

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11149/tde-13122001-114259/pt-br.php

https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9UNHAF/1/disserta__o_carolina.pdf

http://www.celso-foelkel.com.br/artigos/outros/30_engaco%20%20bananeira%20producao%20polpa.pdf

https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/89

http://www.agrarias.ufpr.br/portal/zootecnia/wp-content/uploads/sites/13/2016/10/44.pdf

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.