CI

Cascas de banana podem limpar água

Cascas conseguem absorver o mercúrio


Foto: Marcel Oliveira

Um estudo da Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, descobriu que cascas de banana são capazes de limpar águas contaminadas com metais pesados, principalmente o mercúrio. De acordo com a revista local Vida Rural, as cascas de banana são compostas por celulose, lenhina e hemicelulose, que têm grupos funcionais que captam o mercúrio da água. 

De acordo com a investigadora Elaine Fabre “o que as diferencia [cascas de bananas] dos outros materiais biológicos [que também são formados por celulose, lenhina e hemicelulose] é que as mesmas são mais ricas em grupos de enxofre e o mercúrio tem elevada afinidade por esse elemento”. É por este motivo que “estas cascas são tão eficientes na remoção de mercúrio da água”. 

As cascas de banana são inseridas a partir do processo de sorção, que envolvem a retenção de um composto de uma fase fluída na superfície de um sólido, e pode ser aplicada a estações de tratamento de águas residuais, em efluentes industriais ou qualquer outro sistema que contenha águas contaminadas, de acordo com a Vida Rural. Neste cenário, os pesquisadores indicaram que basta colocar as cascas em contacto com a água contaminada por um determinado período de tempo e elas farão a limpeza.  

“A capacidade das cascas de banana de absorver Hg (II) também foi examinada em águas reais, como água do mar e águas residuais, o que confirmou a viabilidade do biossorvente. Além disso, uma unidade em duas etapas de contracorrente foi proposta para a aplicação de cascas de banana como biossorvente em tratamentos de água para remoção de mercúrio”, indicou o resumo do artigo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.