CI

Australianos transformam desperdício em nova indústria

“Estamos vendo que até 40% das batatas são rejeitadas"


Foto: Eliza Maliszewski

Quatro dos maiores produtores de batata da Austrália querem converter 100% de seus resíduos em benefícios comerciais por meio de sua parceria com o Centro de Pesquisa Cooperativa em Resíduos Alimentares (CRC). O diretor executivo da Potatoes South Australia, Robbie Davis, diz que esta é uma oportunidade fantástica para a Austrália, principalmente para a Austrália do Sul, pois é o maior estado de cultivo de batata. 

“Estamos vendo que até 40% das batatas são rejeitadas porque não atendem às especificações de varejo. Ao mesmo tempo, a Austrália importa 20.000 toneladas de amido de batata todos os anos, e não faz sentido que não estamos usando esses enormes volumes de batata para fins alternativos”, afirmou. 

Uma abordagem importante para esse projeto é o desenvolvimento potencial de uma indústria australiana de amido de batata que forneceria receita adicional para as empresas australianas, potencialmente US $ 1000 por tonelada para amido extraído, em vez do valor atual de US $ 0-10 por tonelada para resíduos. 

“O amido de batata é amplamente utilizado em toda a indústria de alimentos, de bioplásticos e embalagens a revestimentos e adesivos. Também queremos usar o resíduo do lixo, portanto, depois de extrair o amido de batata, haverá mais oportunidades de usar o resíduo residual desse primeiro estágio”, diz Davis. 

As quatro empresas australianas de batata que se associaram ao Fight Food Waste CRC são líderes em seu setor e reconhecem a oportunidade que isso representa. "Outro componente de amido conhecido pode ser usado para projetar alimentos com um IG baixo, e as cascas de batata contêm agentes bioativos que podem ser usados para uma variedade de produtos comerciais, como nutracêuticos”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.