CI

Feira de Produtores Orgânicos de Marques de Souza é inaugurada

Município de Marques de Souza conta oficialmente com uma Feira de Produtores Orgânicos


O município de Marques de Souza conta oficialmente com uma Feira de Produtores Orgânicos. Na manhã do último sábado (24/08), autoridades, extensionistas da Emater/RS-Ascar, representantes de entidades, agricultores e público em geral prestigiaram a inauguração do espaço, localizado na Praça Recanto Livre. A feira ocorrerá todos os sábados, a partir das 8h. No local, 12 famílias de produtores comercializarão hortaliças diversas, como alface, rúcula, cenoura, beterraba e cebola, além de frutas da época, como laranja, bergamota, abacate e nozes.

Durante a abertura houve também comercialização de produtos de agroindústrias locais, como salame, copa, queijo, mel, cogumelos e tomate seco, e artesanato, além de venda de chopp artesanal e música ao vivo. O processo de consolidação da feira esteve diretamente ligado ao Programa de Irrigação de Hortas Doméstico-Comerciais em Pequenas Propriedades da Agricultura Familiar, do Governo do Estado, que destinou kits de irrigação por gotejamento para áreas de 1.000m² para as famílias produtoras, sendo a produção de alimentos saudáveis a sua ?contrapartida?.

Nesse sentido, o sistema de irrigação foi o que estimulou as famílias para a constituição de suas hortas. ?A gente sabe que a questão da água pode ser um problema e este certamente foi um primeiro passo?, destacou Almir Kehl, da localidade de Linha Atalho, reforçando a importância da Prefeitura no processo. ?Foram eles os responsáveis por instalar caixas de água, bombas, filtros e encanamentos de forma gratuita?, explica Kehl, que também é produtor de leite e de aves e que vê no cultivo de hortaliças uma alternativa para a diversificação da propriedade.

Para o agricultor Elson Griesang, o Lili, a feira se apresenta como mais uma opção para a comercialização direta ao consumidor final. ?É uma forma de fortalecer essa ideia da convivência, da socialização?, analisa. Para sua banca trouxe produtos como pimentão, berinjela, chuchu, rúcula, espinafre, nozes, morango, abacate, limão e banana. ?Posso dizer que este primeiro dia está superando a expectativa?, destacou, enquanto apontava para o último dos mais de dez maços de alho poró que havia levado para o local.

O produtor Luciano Dhein, de Picada May, também celebrou a inauguração da feira por representar um ?extra? para as famílias do campo. Dhein comercializa aipim, chuchu, batata doce, moranga e cenoura, entre outros, para as escolas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e também em uma feira livre realizada em Fontoura Xavier. ?Aqui a gente tem o contato direto com o consumidor final e isso é muito bom?, salienta o agricultor, que também trabalha com bovinocultura de leite ao lado da esposa Jaqueline.

A abertura da Feira teve o apoio do engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar Diego Oliveira e contou com a participação de autoridades diversas, como o prefeito de Marques de Souza, Edmilson Dörr, o vice Lucas Stoll e o supervisor da Emater/RS-Ascar Álvaro Mallmann, além de secretários e vereadores, entre outros. Em sua fala, Mallmann, no ato representando o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, parabenizou a comunidade e o esforço da administração para a consolidação da feira. ?Nos colocamos à disposição para todo tipo de apoio que for necessário?, frisou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.