CI

Paraná já colheu e comercializou mais da metade da produção de batata

Colheita deve alcançar 471,5 mil toneladas


Foto: Eliza Maliszewski

Os produtores de batata do Paraná já colheram e venderam mais da metade da produção prevista para a primeira safra do produto. O estado cultiva duas safras de batata. A primeira é conhecida como a safra das águas, plantada no período de agosto a dezembro. A segunda, chamada de safra da seca, é semeada entre dezembro a maio.

Em relação à primeira, o atual ciclo está com área estimada em 16 mil hectares, acréscimo de 2% comparado à safra anterior. A colheita deve alcançar 471,5 mil toneladas, volume 1% superior ao registrado no período anterior.

Aproximadamente 64% do total plantado já foram colhidos. A comercialização do tubérculo está em 240 mil toneladas, o que representa 51% do volume esperado. Da batata que ainda se encontra no solo, 6% estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 28% em frutificação e 66% em maturação.

A safra da seca está com 20% de 12,3 mil hectares previstos já plantados. É uma extensão 3% maior que na safra 2019/20. A expectativa é que sejam colhidas 356,3 mil toneladas, o que elevaria em 21% a produção, comparativamente ao ciclo anterior.

Em 2019, o Valor Bruto da Produção (VBP) do tubérculo, destaque no setor da olericultura estadual, foi de R$ 1,2 bilhão. O Paraná é o segundo produtor, atrás de Minas Gerais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.