CI

Projeto quer proibir a abamectina em agrotóxicos

Ingrediente ativo entra em 27 produtos comercializados no País


Foto: Nadia Borges

Um projeto que tramita na Câmara dos Deputados quer suspender a Resolução 442/20 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que mantém o ingrediente ativo abamectina em produtos agrotóxicos.

O autor da proposta, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), defende que a abamectina deve ser banida do país. O ingrediente é usado em larga escala no Brasil e entra em formulações de 27 defensivos agrícolas. Com efeitos inseticidas e acaricidas é usada para controle de insetos e pragas em lavouras em diversas culturas de grãos, citros, algodão, frutas, hortaliças e flores.

Segundo Molon, a Anvisa tem conhecimento da toxicidade do produto desde 2008 e sabe que a substância apresenta resultados preocupantes relativos à toxicidade aguda. Na resolução, a Anvisa exige que as bulas desses produtos tragam a advertência “Atenção – Suspeita-se que prejudique o feto (malformações congênitas)” e a frase “Pode ser nocivo às crianças alimentadas com leite materno”.

“É surpreendente que esse ingrediente ativo, com tais características e advertências, possa ter o registro liberado pela Anvisa”, disse o parlamentar.

O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.