CI

Registrada solução contra ferrugem e mofo na batata e tomate

Há pouca resistência relatada em todo o mundo


Um novo fungicida para prevenir e controlar a ferrugem e o mofo cinzento nas culturas da batata e do tomate foi registrado recentemente no Brasil. Trata-se do produto técnico Fluazinam (980g/kg), produzido pela Jiangyin Suli Chemical Co Ltda., e foi lançado sob o nome comercial de Fusaide.

De acordo com a fabricante, o Fluazinam possui um amplo espectro bactericida e é eficaz no controle de fungos, prodridão, sarna e requeima. No Brasil, o produto é amplamente utilizado como ingrediente ativo no tratamento de sementes, para prevenir e controlar doenças transmitidas na soja, cana-de-açúcar e feijão.

A Suli possui registros na China de fluazinam técnicos e produtos misturados, como o Fluazinam 50% WG. A Suli conseguiu, através de sua agente ProRegistros, duas liberações de defensivos no Brasil. A empresa possui ainda, além desses, vários outros produtos na fila, e tem apoiado parceiros no mercado brasileiro no processo de registro de formulações de fluazinam.

“Atualmente, o Fluazinam é o único desacoplador de fosforilação oxidativa mitocondrial disponível que não possui resistência cruzada aos agentes existentes. Por meio de sua ação na ATP sintase, elimina a correlação entre oxidação e fosforilação no final da cadeia respiratória, retirando o potencial eletroquímico gerado pela transferência de elétrons, enquanto a velocidade e a atividade bactericida do produto parecem ser melhores do que compostos similares . Os locais de ação múltipla da ATP sintase são controlados por polígenos, enquanto o risco de causar resistência é muito baixo e há pouca resistência relatada em todo o mundo”, afirma o portal chinês Agropages.

Além disso, na China, Estados Unidos e Taiwan (China), o Fluazinam também é registrado como um acaricida, também chamado de miticida, para o controle de Ácaro purpúreo. De acordo com o Agropages, a Suli dedica-se ao desenvolvimento, registro, produção e comercialização de pesticidas eficazes e com baixa toxicidade e é a principal fabricante chinesa de clorotalonil, azoxistrobina, cimoxanil e diflubenzuron.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.