CI

Ruanda testa batata transgênica

Variedade é resistente à doenças


Ruanda deve se juntar a outros países da África Oriental no cultivo de variedades irlandesas de batata geneticamente modificada (GM), uma tecnologia que, no passado, atraiu um amplo escrutínio público no país. O Dr. Patrick Karangwa, Diretor Geral do Conselho de Agricultura de Ruanda (RAB), disse aos participantes da Associação Africana de Batata (APA) em Kigali que o país experimentará uma variedade de batata chamada Victoria, porque provou ser resistente à praga tardia. doença destrutiva da batata, conhecida localmente como 'Imvura'. 

A medida ocorre depois que o país iniciou a promulgação da lei que rege os organismos geneticamente modificados no ano passado e a lei ainda está para ser aprovada. A variedade de batata foi desenvolvida pelo Centro Internacional de Batata (CIP), disse Karangwa. 
 
"Essa variedade de batata resistente a doenças, desenvolvida por meio de modificação genética, traz muitos benefícios para os agricultores, pois reduz os custos incorridos com pulverizações de pesticidas. Além disso, reduzirá os efeitos nocivos que os pesticidas estavam causando ao meio ambiente", afirmou. 

Especialistas dizem que a adoção de culturas geneticamente modificadas ajudaria a aumentar a produção e a proteger os agricultores contra perdas decorrentes de doenças. Eric Magembe, biólogo molecular da CIP na África Subsaariana, diz que as batatas geneticamente modificadas podem produzir cerca de 40 toneladas por hectare, em comparação com cerca de 10 a 12 toneladas para a variedade convencional, embora a última também exija pulverização. 

“Vimos que, com essa batata GM, estaremos produzindo 68% mais lucros. E as qualidades como sabor e proteínas são as mesmas em comparação com a variedade original, porque o que mudou está sendo conferido apenas resistência a doenças ", disse Magembe. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.