CI

Sumitomo registra inseticida biológico Dipel ES-NT

Para controle de Helicoverpa armigera e outras pragas


A Sumitomo Chemical do Brasil registrou o inseticida biológico Dipel ES-NT (Bacillus thuringiensis, var. kurstaki). Entre outros alvos biológicos, o produto é recomendado para o controle de Helicoverpa armigera – praga que causou um dos maiores prejuízos à agricultura brasileira nos últimos anos.

Além da lagarta, o Dipel ES-NT é indicado também para o controle dos alvos biológicos: Curuquerê (Alabama argilácea), Curuquerê-da-couve (Ascia monuste orseis), Broca-da-cana (Diatraea saccharalis), Bicho-furão (Ecdytolopha aurantiana), Lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens), Traça-do-tomateiro(Tuta absoluta) e Lagarta-mede-palmo(Trichoplusia ni).

O deferimento do registro foi publicado no último dia 18 de Maio de 2017 no Diário Oficial da União, com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento, sob o número 5917. O produto já consta também no Sistema AgrolinkFito.

De acordo com a Sumitomo, para obter-se uma maior eficiência no controle de pragas com o DIPEL ES-NT é necessário sincronizar a aplicação ao momento de máxima atividade das lagartas, que ocorre nos primeiros estágios larvais (primeiro ao terceiro instares). A titular do registro recomenda “constante monitoramento” de pragas na lavoura para detectar o melhor momento de aplicação, com novas aplicações sendo recomendadas em caso de reinfestação de lagartas.

O inseticida biológico possui eficiência agronômica em diversas culturas, entre elas algodão, soja, trigo, feijão, milho, sorgo, arroz, aveia, cevada, girassol, cana-de-açucar e citros. Possui ainda indicação para aplicação em cucurbitáceas, solanáceas, alface, alho, beterraba, brócolis, cebola, chicória, couve, couve-chinesa, couve-de-bruxelas, couve-flor, ervilha, espinafre, feijão-vagem, fumo, mostarda, repolho e rúcula.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.