CI

Infocafé de 27/05/20

A bolsa de N.Y . finalizou a quarta-feira em baixa


Foto: Pixabay

A bolsa de N.Y . finalizou a quarta-feira em baixa, a posição julho oscilou entre a máxima de +0,90 pontos e mínima de -3,65 fechando com -2,60 pts.

A moeda norte-americana fecho em queda de 1,25%, cotada a R$ 5,2823. No exterior, as esperanças de recuperação econômica e expectativa de um novo plano de estímulo da União Europeia ofuscaram as preocupações com as renovadas tensões entre EUA e China, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que está preparando uma forte resposta às leis de segurança nacional planejadas pela China para Hong Kong, acrescentando que será anunciada antes do fim da semana. A Comissão Europeia propôs nesta quarta um pacote no valor de 1,85 trilhão de euros para o próximo Orçamento de longo prazo da UE e um fundo de recuperação para economias afetadas pela pandemia de coronavírus.

A economia da zona do euro deve encolher entre 8% e 12% neste ano, afirmou a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, alertando que um cenário mais brando já está desatualizado e que os impactos econômicos do vírus devem ser entre médios e severos. Na cena doméstica, pesquisa da Fundação Getulio Varga mostrou que a confiança da indústria teve uma leve recuperação em maio, mas mesmo assim registrou o segundo menor valor da série histórica da pesquisa, só ficando atrás da marca de abril, sinalizando o elevado nível de incerteza e de pessimismo em relação ao futuro.

 As atividades de colheita da temporada 2020/21 estão ganhando ritmo neste final de mês, segundo colaboradores do Cepea. Alguns agentes ressaltam que a colheita manual (realizada na Zona da Mata, Sul de Minas e algumas localidades de São Paulo) pode ser um pouco mais lenta nesta temporada, devido à pandemia do coronavírus. Ainda que não tenham sido relatados grandes problemas, alguns produtores têm optado por trazer um menor número de colhedores de outras regiões, para facilitar a adaptação dos alojamentos e do transporte. Este cenário também tem levantado dúvidas quanto ao impacto na produção de café cereja – a colheita deste tipo deve ser mais acelerada, para evitar que os grãos sequem. As preocupações quanto à mão de obra em tempos de pandemia também têm sido motivo de alerta em outras origens. Segundo agências de notícias internacionais, países da América Central e a Colômbia relatam dificuldades na contratação de colhedores, devido aos problemas de adaptação dentro das próprias fazendas e às restrições na circulação de pessoas entre países vizinhos – é bastante comum que parte da mão de obra venha de fora destes países.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.