CI

Retração de compradores e vendedores mantém liquidez baixa

Ritmo de negócios se mantém bastante lento


Apesar dos avanços da colheita de café arábica em todas as regiões brasileiras, a retração de compradores e de vendedores mantém o ritmo de negócios bastante lento. Segundo agentes consultados pelo Cepea, o clima mais frio tem atrasado o beneficiamento dos grãos, principalmente a secagem, limitando a oferta no mercado físico. Além disso, muitos produtores estão concentrados nas entregas futuras, em detrimento das negociações no spot, cenário que também tem travado as negociações do arábica.

Quanto ao robusta, apesar de a colheita ter se encerrado no Espírito Santo e em Rondônia, a disponibilidade da variedade no mercado também é limitada. Segundo colaboradores do Cepea, muitos produtores esperam valorizações mais expressivas do grão para comercializar, limitando-se a negociar apenas quando há necessidade de caixa. Com a retração vendedora e a demanda enfraquecida, os preços da variedade têm oscilado pouco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.