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Agência de Comunicação e o Agronegócio


Rodrigo Capella

Por Rodrigo Capella*

A agência de comunicação precisa, a todo instante, realizar ações estratégicas e diferenciadas para o cliente, com o objetivo de ampliar a visibilidade da empresa de agronegócio no mercado, contribuir para que a empresa de agronegócio tenha novos clientes e ampliar a participação de mercado da empresa de agronegócio.

O exemplo a seguir mostra o quanto é importante a agência de comunicação estar alinhada com a empresa de agronegócio e atuar como uma extensão do departamento de marketing.

Vamos ao exemplo: ao atualizar a caixa de e-mails, você recebe uma mensagem do gerente de produção, com fotos e informações dos novos equipamentos que foram adquiridos para a fábrica.

Rapidamente, você encaminha o e-mail para a agência de comunicação que realiza o serviço de assessoria de imprensa.  Em pouco tempo, a agência escreve um release (texto de divulgação a ser enviado aos jornalistas e influenciadores) e envia para a sua aprovação. Esta agilidade, no entanto, se mostrará, pouco eficaz.

Para ter destaque na mídia, é preciso ir além da divulgação de um texto. Uma opção é realizar uma visita dos jornalistas à fábrica para que eles possam conferir os investimentos realizados, tirar dúvidas e complementar as informações que receberam via release.?

A organização desta visita deve prever alguns pontos, como a escolha dos porta-vozes que irão conversar com a imprensa e dos temas a serem abordados; elaboração da programação detalhada e do roteiro da visita dentro da fábrica; definição dos jornalistas que irão participar; e envio dos convites para estes profissionais via correio e também via e-mail.?

Além disso, um press kit (normalmente, com caneta, bloco e brinde) deve ser entregue aos participantes, como forma de agradecimento pela visita, e um ônibus precisa ser alugado pela empresa para transportar os jornalistas até a fábrica.  Para trazer profissionais de outras cidades e Estados, é preciso também oferecer transporte aéreo e hospedagem.?

Esta visita também pode ser feita quando a empresa lançar novos produtos, adotar um novo controle de produção, realizar uma atividade diferenciada com os colaboradores ou apresentar um novo presidente, entre outros temas.?

Ao organizar uma visita à fábrica, a empresa estreitará o relacionamento com a imprensa e se consolidará, cada vez mais, como fonte de informação, requisito fundamental para ter boas reportagens publicadas.?

Então, o que você prefere? Divulgar apenas um texto para a imprensa ou realizar uma ação estratégica?

(*) Rodrigo Capella é Diretor da Ação Estratégica, empresa que funciona como uma extensão do cliente, criando e desenvolvendo estratégias de comunicação com foco sempre em resultados. A Ação Estratégica tem ampla experiência no segmento de agronegócio. E-mail: [email protected] 

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