CI

Canavieiros vão poder alugar pivôs centrais de irrigação

Projeto inclui aluguel de equipamentos e programa de capacitação


Uma estratégia inovadora promete impactar o mercado sucroalcoleiro do Brasil: a partir de agora, é possível alugar pivôs centrais para irrigação de canaviais. A novidade foi apresentada nesta terça-feira (22.05) a profissionais e empresários do setor no 1° Seminário Cana Irrigada, promovido pela Valley em Ribeirão Preto (SP). 

“Muitas usinas não têm a possibilidade de aplicar o capital de investimento na compra definitiva de pivôs irrigação. Por isso, desenhamos este projeto que consiste no aluguel de equipamentos, fazendo uso do capital operacional, bem como um programa de capacitação que ensina os produtores sobre a melhor forma de utilizá-los para aumentar a produção e, consequentemente, a rentabilidade da lavoura, sem arriscar a descapitalização da usina”, explica o gerente de contas para Mercado de Cana no Brasil e América Latina da Valley, Vinícius Maia.

Através do projeto Valley Rental, o aluguel é feito com base em uma análise da produção de cada cliente. O valor, explica a empresa, é calculado a partir da quantidade de milímetros irrigados por mês (previamente definida juntamente ao cliente), no decorrer da duração do contrato de cada produtor. Quanto mais longo o contrato, menor o custo mensal do pacote. 

Vinícius destaca que o valor do milímetro irrigado inclui a manutenção e o seguro do equipamento: “O aluguel permite um custo diluído e evita que as usinas precisem investir alto”. O Valley Rental oferece painéis Icon e Irriger Connect, que é o sistema de gestão da irrigação, do uso de energia e de água na propriedade.

Para o engenheiro agrônomo e diretor da Canaplan, Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio), “em um contexto de um país com dificuldade de investimento e de usinas com alto índice de endividamento, a questão do aluguel é primordial, e sem dúvida vai acelerar o uso da irrigação como forma de recuperação mais rápida da produtividade”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.