CI

Dia do Agricultor em Erval Grande celebra resgate de sementes crioulas

Resgate, Conservação e Multiplicação de Sementes Crioulas foi o tema do Encontro do Dia do Agricultor em Erval e pautou as palestras


Resgate, Conservação e Multiplicação de Sementes Crioulas foi o tema do Encontro do Dia do Agricultor em Erval e pautou as palestras na manha desta terça-feira (25/07), nas comemorações do Dia do Colono e do Motorista. O evento realizado no Salão da Paróquia Nossa Senhora da Glória foi aberto pelo vice-prefeito Suzinei Schneider, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Nicanor Marcon, pela assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Nádia da Rosa, e pelo padre Moacir Noskoski. Também participaram representantes do Sutraf, Cresol, Sicredi, Cooperval, Escola Estadual de Ensino Médio e Grupo Jovem Cooperativo, entidades parceiras da Emater/RS-Ascar na promoção do evento.

O extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Ibarama (região de Soledade), Giovane Vielmo, juntamente com o produtor Edenir Kluge, que é um dos guardiões de sementes naquele município, falaram sobre o resgate, conservação e multiplicação de sementes crioulas com foco na experiência da Emater/RS-Ascar e dos guardiões de sementes de Ibarama. Vielmo ressaltou a importância de repassar os conhecimentos para os jovens para preservar e resgatar a semente crioula. No município, em 2008, foi criada a Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama e, em 2011, o Grupo de Guardiões Mirins.

Vielmo destacou que em Ibarama existe um trabalho forte nesta área, com mais de 30 variedades de milho crioulo e várias outras plantas crioulas, como batatinha, cana-de-açúcar, ervilha, mostarda, melancia, entre outras. ?Temos que multiplicar e divulgar este conhecimento?. Segundo ele, são alimentos com boa qualidade tanto para consumo humano como animal, podem ser reproduzidas localmente, valorizam os saberes locais (história, costumes e cultura), promovem a segurança alimentar e a menor dependência do produtor, favorecem a produção para autoconsumo e auxiliam na preservação da biodiversidade. Vielmo também destacou eventos promovidos pelo município, como a Festa Estadual do Milho Crioulo, que teve sua primeira edição em 2006, e a produção de artesanato, com várias parcerias da Emater/RS-Ascar neste trabalho.

Em outra palestra, o técnico agrícola e graduando em Geografia, Adriano Canci, da Associação de Produtores Central das Microbacias, de Guaraciaba, Santa Catarina, falou sobre a produção de alimentos para autoconsumo e expôs o trabalho realizado na Associação, que resultou na publicação do Kit Diversidade ? Estratégias para a Segurança Alimentar e Valorização das Sementes Locais. Ele também fez uma prática com os participantes para seleção do milho e escolha da semente genética, que despertou interesse dos produtores.

No local também houve troca de sementes entre os participantes. No final do evento, a equipe do Escritório Municipal de Erval Grande, integrada pelos extensionistas Marlene Vendrame, Sinval Goulart e Juliano Galina, agradeceu a todos os participantes e parcerias. O evento encerrou com um almoço de confraternização.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.