CI

A diversificação da produção e os benefícios econômicos

Agricultores familiares têm investido no cultivo de produtos variados.


Legumes, arroz, feijão, leite. Uma variedade de produtos que podem ser a garantia de renda para o agricultor familiar. A diversificação é uma forma de se precaver de prejuízos causados por pragas, mudanças climáticas e queda de preços. Para garantir a renda e ficar menos vulneráveis aos imprevistos, agricultores familiares têm investido no cultivo de produtos variados.

Segundo o engenheiro agrônomo Henrique Faria e Silva, consultor da Coordenação Geral de Diversificação Econômica da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), são muitos os riscos de se apostar apenas em um produto. Ele alerta que é sempre bom ter alternativas de cultivos para que problemas em algum produto não atinjam a renda total da família: “Se acontecer uma praga ou doença nesta lavoura, o agricultor terá um enorme prejuízo pois não colherá nada. Se trabalhar com a diversificação, ele só perderá a colheita de uma das espécies plantadas, mas colherá as outras, minimizando assim o seu prejuízo”.

Foi pensando nos riscos de possíveis prejuízos que o agricultor familiar Abrão Neinog, do Espírito Santo, decidiu investir na diversificação. É difícil dizer o produto que se destaca na propriedade do agricultor. Entre eles, estão produtos como o pimentão, o tomate, o repolho, que são a fonte de renda da família. 

Mas nem sempre foi assim. Abrão conta que começou produzindo café, mas, além de colher o produto apenas uma vez ao ano, não conseguia vendê-lo por um preço justo.  “Eu trabalhava mais com café e feijão. Na época, o café estava com preço muito baixo e eu não conseguia vender o feijão. O milho era só para despesa. Então eu fui plantando outras coisas”, lembra.

A experiência fez com que Abrão se resguardasse de futuros prejuízos que poderiam ser causados por alterações climáticas e comerciais. “A gente tem sempre que está preparado, porque de uma hora para outra você não consegue vender o produto. Tem que ter outro para cobrir as despesas. Uma cultura ajuda outra”, comenta.

Henrique Faria ressalta também que a diversificação é uma forma de o agricultor produzir durante todo o ano, tendo entrada de capital por um período mais longo. A história de Abrão é a prova disso: agora ele tem produto para vender durante todo o ano e sempre está produzindo. 

Agroindustrialização 

Henrique ainda indica que uma alternativa para melhorar a renda do agricultor é usar um mesmo produto para vários fins, apostando na Agroindustrialização. Como exemplo: usar o leite para fabricar doces, queijos, iogurte, etc.  Mas, para isso – ele ressalta – é preciso ter organização: “A verticalização da agricultura é muito interessante, pois ela agrega mais valor ao produto. Porém os agricultores precisam estar organizados, seja em cooperativas ou associações, conforme o caso”, ressalta.

Leia aqui a sobre o apoio à comercialização e neste link saiba mais sobre a Instrução Normativa para agroindústria de pequeno porte.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.