CI

Inédita cultivar de grão-de-bico será uma das atrações do V Fórum do Feijão

Lançamento da cultivar será mais uma alternativa aos produtores


Diversificar a cultura com foco no mercado interno e exportação e aumentar as opções de plantio para os produtores brasileiros. Esses são alguns dos benefícios da nova cultivar de grão-de-bico, produzida pela Embrapa Hortaliças, que será lançada no V Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, em junho.
 
Em parceria com o Instituto Brasileiro do Feijão & Pulses (Ibrafe), a Embrapa irá lançar a cultivar BRS Cristalino,  uma representante do grupo kabuli que se caracteriza por apresentar sementes maiores, arredondadas e de coloração creme, com dupla aptidão, podendo ser utilizada tanto na indústria de conservas (grãos reidratados), como também para consumo seco. Em média, estas cultivares apresentam um ciclo de 110 a 120 dias após a semeadura, variando em função das condições de cultivo. A colheita pode ser totalmente mecanizada, utilizando colheitadeiras convencionais.
 
“Os movimentos em prol de uma maior diversificação e fortalecimento da agricultura, sejam eles oriundos de políticas públicas ou de incentivo a adoção de novas tecnologias e utilização de outras espécies, são desejáveis, pois criam impactos positivos sobre a qualidade de vida dos produtores, e consequentemente, da economia do país”, declarou o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento.
 
O grão-de-bico, além de ser um importante componente da alimentação humana, é uma leguminosa interessante para os sistemas de agricultura sustentável, devido ao seu baixo custo de produção, a ampla adaptação climática, ao uso em rotação de cultura e grande capacidade de fixação de nitrogênio atmosférico.
 
Fórum
O V Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais acontece em Campinas, São Paulo, entre os dias 21 e 23 de junho.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.forumfeijao.com.br. No site do Fórum os interessados encontram ainda informações sobre as últimas edições, contatos de hospedagem, além da programação completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.