CI

“O que é comer saudável?” - Entrevista: J.M. Mulet

J.M. Mulet, cientista referência no assunto, fala com exclusividade ao Agrolink sobre seu novo livro


Muitos mitos e informações falsas circulam no mundo da alimentação e nutrição, o que torna difícil encontrar orientação confiável. Essas “fake news” acabam por afetar diretamente a produção agrícola, que muitas vezes é prejudicada pela desinformação – ou mesmo manipulação – da opinião pública. Agrolink entrevistou com exclusividade J.M. Mulet, cientista referência no assunto, que acaba de lançar o livro: “O que é comer saudável?”.

Sobre o que trata sua nova obra, e o que é uma alimentação saudável?

No mundo da alimentação, existem muitas afirmações e crenças que as pessoas consideram como verdadeiras sem saber. Tentei elencar 101 dessas afirmações, que mais vezes foram consultadas em conversas ou através de redes sociais e tentei identificar se são verdadeiras ou falsas, dependendo do que a ciência diz.

Qual é o tamanho do prejuízo para a agricultura de tantas informações falsas que circulam hoje?

Muito grande. As pessoas estão deixando de consumir certos produtos, que são perfeitamente válidos, para comer outros que, em muitos casos, podem ser piores para a saúde ou o meio ambiente. A pressão popular está fazendo com que se proíba certos fitossanitários que não são um problema, sem mencionar toda a campanha contra transgênicos, desprovida de bases científicas.

Por que as pessoas geralmente preferem acreditar mais em mitos do que em ciência?

Na psicologia, existe algo chamado falácia de confirmação. É mais fácil acreditar em algo que se encaixa em suas crenças do que em algo que é verdadeiro, mas que contradiz o que você acreditava. Muitas vezes é melhor acreditar que se você paga mais por um alimento orgânico, está ajudando a salvar o planeta, embora todos os estudos mostrem que a produção orgânica tem um maior impacto ambiental.

O que pode ser feito para superar a mentira nos tempos da internet e das redes sociais?

Não fuja deles e nem fuja do debate. Se você não ocupar esse espaço, ele será ocupado por pessoas que vendem medo, dietas mágicas ou que espalham informações sem sentido. Pela minha experiência, as pessoas são gratas por haver alguém que se preocupa em desmantelar declarações falsas e responder a perguntas. É verdade que, às vezes, leva tempo e que você precisa ter muita paciência para evitar cair em alguma provocação, mas minha experiência neste campo é muito boa. Tenho muitos seguidores e um contato próximo com eles e muitas pessoas que me dizem que, graças a mim, estão mais tranquilos na hora de se alimentar e gastam menos dinheiro em bobagens.

Qual a importância dos transgênicos para a segurança alimentar do mundo?

Bem, eles passaram por uma revolução, graças a eles o preço de muitos cereais permaneceu baixo, graças ao fato de a produção ter sido muito alta e por ter ajudado a termos uma porcentagem de pessoas menor passando fome agora do que em toda a história da humanidade Mas os OGM (Organismos Geneticamente Modificados) não são apenas produção, também podemos ter alimentos com melhor qualidade nutricional, que causam menos alergias ou ajudam a prevenir doenças como o câncer. O paradoxo é que estamos usando transgênicos em muitas áreas da vida, como medicina, indústria têxtil, de produtos de limpeza e agricultura, mas o debate só ocorreu com aplicações na agricultura. Você pode imaginar um grupo de ambientalistas com faixas na frente de um hospital reclamando que a insulina é transgênica?

É verdade que alimentos orgânicos ou biológicos podem ser mais perigosos?

Na maioria dos países, temos um nível muito alto de segurança alimentar, mas isso não significa que não possa haver alertas pontuais. Os produtos orgânicos são frequentemente distribuídos em circuitos curtos, ou em feiras e mercados, e isso dificulta o controle. Além disso, fertilizantes de origem animal são usados e podem criar certos problemas. Em proporção, o número de alertas relacionados a esse tipo de produção é maior que o convencional.

Como será possível conciliar uma produção para bilhões de pessoas e torná-la ambientalmente sustentável?

Graças à tecnologia. O uso de irrigação por gotejamento, cultivo hidropônico e estufas fez com que a produção de alimentos exigisse menos água e fertilizantes, ou permitiu que eles fossem usados com mais eficiência. OGM e novas tecnologias, como o CRISPR / Cas9 [edição genética] também podem tornar a agricultura mais eficiente. Evidentemente, desistir da tecnologia ou fingir que a agricultura é como 100 anos atrás só pode levar ao desastre.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.