CI

Desmistificando a inovação

pequenas melhorias feitas em produtos e serviços que existiam há anos


Uma das ideias mais comuns sobre inovação é que inovar significa fazer tudo novo, tudo diferente, começando do zero. 
A grande verdade é que as maiores inovações foram feitas a partir de ideias já existentes. Foram, na verdade, pequenas melhorias feitas em produtos e serviços que existiam há anos. 

Outra verdade é que muitas inovações ocorreram por puro acaso e, muitas vezes, consequências de um  erro. 
Outra verdade ainda é que pessoas inovadoras são aquelas que não têm medo de errar e acreditam nas suas ideias e intuições. Muitas pessoas me dizem ter tido ideias que apareceram como inovadoras somente anos depois. 

Para ser uma pessoa inovadora siga estes sete conselhos:

1. Tenha uma atitude de observação constante. Observe tudo. Preste atenção nos detalhes do que estiver fazendo;
2. Tenha uma atitude curiosa e inquisitiva ou seja pergunte sempre se aquilo com o que está trabalhando poderia ser feito de outra forma;
3. Tenha a coragem de testar suas ideias e não tenha medo de errar;
4. Troque ideias com colegas, sem se deixar levar pelo negativismo deles;
5. Encha o seu cérebro de informação. Isto significa que você deve estudar, ler, participar de cursos, congressos, palestras e tudo o que agregue conhecimento;
6. Aprenda a ter momentos de relaxamento para que seu cérebro possa fazer conexões e trazer para fora novas ideias e intuições;
7. Faça ao perceber. Não deixe uma ideia se perder. Muitas ideias boas se perdem por falta de ação imediata.

Estou escrevendo isto porque são as pessoas que trabalham nas empresas ou organizações aquelas que têm as melhores ideias para solucionar os problemas existentes, mas essas ideias jamais são conhecidas da liderança. E quando um consultor de fora apresenta essas mesmas ideias as pessoas da empresa se sentem, com toda a razão,  desmotivadas e desprestigiadas. 

Lembre-se: o medo de errar, de falar, de propor é um dos maiores empecilhos para a inovação. Acredite em você e em suas ideias e pise fundo!

• Quantas vezes já aconteceu com você ver uma ideia que você teve há anos ser apresentada por outras pessoas e  elogiada pela diretoria de sua empresa?
• Quantas ideias você já teve e não teve coragem de apresentar?
• A maioria das grandes inovações foram apenas pequenas melhorias em produtos e sistemas que já existiam. Você tem ideias para melhorar algum sistema ou produto de sua empresa ou organização? 
• Muitas pessoas dizem que não são criativas e na verdade o que lhes falta é coragem para acreditar em suas ideias;
• Você participa dos programas e treinamentos de sua empresa? Lembre-se que quanto mais você participar, mais inovadora e criativa será.

Pense nisso. Sucesso!                
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.