CI

Dias de campo abordam integração de cultivos no Maranhão

A sequência de eventos faz parte da edição anual de dias de campo


A rotação, sucessão e consórcio de culturas de arroz, feijão, milho e mandioca são temas de dias de campo a serem realizados nos municípios maranhenses de Itapecurú Mirim, São Mateus, Igarapé do Meio e Buriti Bravo. O objetivo é apresentar alternativas para incrementar produção e produtividade, buscando maior segurança alimentar, geração de renda e disponibilização de serviços ambientais, em especial, para pequenos agricultores.
 
A sequência de eventos faz parte da edição anual de dias de campo, voltados a agricultores, técnicos, extensionistas, professores e estudantes. A iniciativa é realizada desde 2014 pela Embrapa Cocais, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Meio Norte e Escritório da Embrapa de Imperatriz (MA), com apoio da Rede Brasil Arroz e da rede de produtos biofortificados: BioFort. Participam também nessa ação secretarias estadual e municipais de Agricultura, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Movimento Sem Terra (MST), associações de moradores e de cooperativas de produtores, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da empresa Camil Alimentos.
 
Dias de Campo
 
Itapecurú Mirim-MA, dia 20 de abril - Manejo Integrado das cultivares de arroz da Embrapa: BRS Catiana, BRS MA 357, BRS Pepita, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda.
 
São Mateus-MA, dia 3 de maio - Manejo das cultivares de arroz da Embrapa: BRS Catiana, BRS MA 357, BRS Pepita, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda.
 
Igarapé do Meio-MA, dia 5 de maio - Rotação de culturas, safrinha e manejo das cultivares de arroz da Embrapa: BRS Pampeira, BRS Catiana, BRS Serra Dourada, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda.
 
Buriti Bravo-MA, dia 9 de maio - Sistemas agrícolas consorciados de arroz, feijão e milho. Rotação de culturas, fertilidade e manejo do solo e de ervas daninhas. Cultivar de arroz BRS MG Caçula, BRS Esmeralda e BRS Sertaneja; milho BRS Sertanejo, Caupí BRS Guariba e BRS Gurguéia. Milho e feijão biofortificados.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.