CI

Impacto da alta do óleo diesel nos custos de produção agrícola

Objetivo é avaliar o impacto negativo do aumento do preço do óleo utilizado em motores ciclo otto, que é usado em operações mecânicas no processo de produção agrícola


O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag Econômico) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) divulgaram nota técnica com análise da alta do óleo diesel nos custos de produção agrícola. O objetivo é avaliar o impacto negativo do aumento do preço do óleo utilizado em motores ciclo otto, que é usado em operações mecânicas no processo de produção agrícola. 

Para a elaboração da nota técnica foram analisados dados que compõem os custos de produção das culturas analisadas - soja, milho, milho safrinha, algodão, feijão, sorgo, girassol, tomate indústria e cana-de-açúcar. Dentro dos itens que integram os custos, foram avaliadas cada operação com máquinas equipadas de motores ciclo otto e seus respectivos gastos com diesel por hora e por hectare, além da divisão por etapa do processo produtivo (pré-plantio, plantio, condução da lavoura e colheita). A participação do combustível nos custos de produção foi baseada no Custo Operacional Efetivo.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.