CI

Não vem crise para soja e milho: “Alta nos preços”

AgResource não vê nenhum indício de recessão econômica para 2022


Foto: Divulgação

Os mercados internacionais de ações e os futuros de commodities desabaram nos últimos dias com o medo de uma recessão econômica ainda esse ano, o que poderia provocar uma desaceleração na demanda. Na visão da Consultoria AgResource Brasil, porém trata-se apenas de um pontual movimento de aversão a risco, porque “nenhuma recessão diminuiu demanda de commodities”.

A visão pessimista do mercado global atingiu seu ápice com a decisão do FED (Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos) de aumentar a taxa básica de juros norte-americana em 0,75 ponto percentual – que foi o maior aumento de taxa dos últimos 28 anos. De acordo com os analistas de mercado, a medida veio como consequência de uma das maiores inflações da história dos EUA, que acabou criando muita expectativa sobre a tomada de decisão do FED, prevendo um aumento mais agressivo, o que realmente aconteceu. 

“O medo que existe no mercado é que, com a elevação agressiva da taxa de juros da maior economia do mundo, ocorra a desestimulação da economia global devido ao fluxo de capital, o que geraria uma situação de recessão econômica. A AgResource não vê nenhum indício de recessão econômica para 2022, muito menos para o mercado de grãos”, sustenta a afirma a equipe da filial da empresa norte-americana AgResource Company.

De acordo com os especialistas de mercado, “não há nenhum sinal para restrição da demanda. Já no lado da oferta, enfrentamos alguns problemas como continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia, e o clima seco que vem assolando a Europa e os EUA, por fim os estoques abaixo das médias foram citados no último relatório de oferta e demanda USDA. Todos os fatores que contribuem para uma alta nos preços”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.