CI

RTRS reúne palestrantes para discutir mudanças na cadeia de soja responsável

Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) realiza mais uma edição de sua Conferência Anual, a RT13


Entre 30 e 31 de maio, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) realiza mais uma edição de sua Conferência Anual, a RT13. A cidade de Lille, na França, foi escolhida pela segunda vez consecutiva para reunir palestrantes do mundo inteiro e os principais players da cadeia de suprimento da soja, como produtores, representantes da indústria, governos, ONGs, associações e trades.

No primeiro dia, o encontro irá abordar o Cerrado brasileiro e os avanços na garantia de compromissos com o desmatamento zero e quais desafios ainda persistem; o crescimento do mercado de soja responsável e o que é preciso para aumentá-lo; os riscos sociais e as oportunidades de mudança, bem como podem ser enfrentados e como a certificação RTRS pode contribuir.

Já no segundo dia, o conteúdo discutido será a plataforma da soja e como criar um espaço global e comprometido com a soja responsável; e o incentivo a participação dos governos – as experiências do Norte e Sul do planeta, e quais práticas devem ser instituídas para acelerar o cumprimento dos acordos governamentais e abordagens jurisdicionais.  

Uma das palestrantes é representante dos produtores rurais dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Gisela Introvini é engenheira agrônoma e superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor Exportação Norte - FAPCEN (Fundação de Apoio à Pesquisa no Corredor de Exportação Norte).

“Esperamos que a conferência deste ano ajude a criar uma visão unificada entre os participantes, para que todos os países envolvidos na cadeia de produção com a comercialização e utilização da soja possam transmitir uma única e simples mensagem - que a RTRS é uma das ferramentas mais importantes que temos para mitigar o risco agrícola, ajudar a promover o uso responsável do solo e da água e apoiar a preservação ambiental”, observa.

Ela ressalta que há muitos problemas urgentes na indústria da soja atualmente e, a alta produtividade no solo que costumava ser pobre e improdutivo, é um desafio real. “Agora podemos ver que sistemas inovadores de plantio, rotação e diversificação de culturas, estoques de carbono e avanços em biotecnologia no projeto de melhoramento de cultivares fizeram a diferença e mostraram um benefício real para as áreas em que a soja é cultivada”, comenta.

Representando a indústria, Madeleine Eilert é a Líder Global de Fornecimento Responsável de cereais, açúcar e soja da Nestlé. Ela é responsável por supervisionar o fornecimento ético dessas commodities nas cadeias globais de fornecimento da empresa. Em sua palestra, ela irá abordar como as empresas podem responder às questões levantadas no Manifesto Cerrado.

“Uma produção de soja sustentável e responsável é muito importante para mim e para o meu trabalho diário. Vivemos em um ecossistema frágil que só sobreviverá se todos entenderem os riscos e impactos de nossa vida moderna. Eu vejo e sinto os impactos da mudança climática todos os dias e é hora de agir. Todos nós precisamos respeitar o meio ambiente em que vivemos e as pessoas com quem trabalhamos, direta e indiretamente, nas cadeias de fornecimento dos produtos que consumimos”, ressalta.

As palestrantes irão participar da sessão “Riscos sociais e oportunidades”, em que discutirão temas como: quais são os riscos sociais que ainda existem na cadeia de valor da soja, as formas de conter esses riscos e como a certificação RTRS pode contribuir a resolvê-los. Os demais palestrantes do evento podem ser conferidos em http://www.responsiblesoy.org/annual-conference/speakers-rt13/?lang=pt

A RT13 é ótima oportunidade para unir empresas parceiras, varejistas e outras partes interessadas para falar sobre o desafio comum de como lidar com os compromissos compartilhados de 2020 sobre o desmatamento zero. Para se inscrever, basta acessar: http://www.responsiblesoy.org/annual-conference/?lang=pt

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.