CI

Vem GEADA no feriadão?

Frentes frias frequentes e principalmente a incursão de massas de ar polar


Foto: Nadia Borges

Uma nova massa de ar polar avança pelo Sul do Brasil já no feriado prolongado de Corpus Christi, aponta o meteorologista Tiago Robles, da Meteored. De acordo com ele, há potencial para novos eventos de geada abrangente e com registro de temperaturas negativas.

“Nem deu tempo de a massa de ar polar desta semana ir embora e já há outra a caminho! Sem trégua neste início de inverno! Frentes frias frequentes e principalmente a incursão de massas de ar polar. O centro-sul do Brasil irá enfrentar mais um fim de semana bastante gelado, com potencial para temperaturas negativas e geadas abrangentes”, explica.

O especialista lembra que desde o último fim de semana uma intensa massa de ar polar vem atuando no Brasil, conseguindo influenciar o tempo até mesmo parte do leste do Nordeste neste início de semana: “O sistema provocou geadas abrangentes e de até forte intensidade na Região Sul. Temperaturas negativas também estão sendo destaque e sendo registradas por vários dias consecutivos”.

Ainda segundo Robles, o avanço de uma frente fria traz de volta os riscos de temporais e chuvas intensas já no feriado de Corpus Christi no centro-sul do Brasil. “A tendência aponta para o ar polar já atuando na Região Sul e no estado do Mato Grosso do Sul por volta de meados da tarde da sexta-feira (17/06). No restante do dia e no fim da noite os ventos de sul conseguem transportar o ar frio até as regiões do estado de São Paulo que fazem divisa com o Paraná e até o sul do Mato Grosso”, afirma.

“No sábado (18/06), as mínimas já ficam abaixo dos 4°C em várias áreas da Região Sul, proporcionando condições de geada fraca na Campanha, Região Central, no Oeste, nas Missões, no Norte e na Serra do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, possibilidade de geada de moderada intensidade somente na região da Serra”, diz o meteorologista.

Já o domingo (19/06) é o dia mais frio da Região Sul, aponta ele, com possibilidade de formação de geada de até forte intensidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com exceção para o extremo sul e faixa leste: “Há possibilidade para o Planalto e Oeste de Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Temperaturas negativas também são destaque, com possibilidade de ocorrerem, até o momento, na Serra e Planalto Catarinenses”.

“No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, até então, o dia mais frio é a segunda-feira (20), mas a tendência aponta para temperaturas um pouco maiores em relação ao evento desta semana. Neste mesmo dia, a massa de ar polar diminui as temperaturas no leste do Nordeste e também contribui para o aumento das chuvas. Vale lembrar que o cenário descrito acima se trata de uma tendência e os detalhes da intensidade da massa de ar polar está sujeita a mudanças. No entanto, o sistema irá atuar e fará bastante frio, com alta probabilidade para geadas”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.