CI

Em evento mundial, Brasil reúne cientistas do tabaco

Programação deverá reunir cerca de 200 especialistas da área


Santa Cruz do Sul (RS) será sede, em outubro, do mais importante evento científico sobre tabaco. Trata-se do Agro-Phyto Joint Study Groups Meeting, Grupos de Estudo Conjuntos de Agronomia e Fitopatologia do CORESTA (Centro de Cooperação para Estudos Científicos em Tabaco).

A programação deverá reunir cerca de 200 especialistas da área, como engenheiros agrônomos, fitopatologistas, geneticistas, pesquisadores, professores universitários e profissionais do setor - procedentes de países de todos os continentes.

Os trabalhos científicos abordarão experimentos sobre produção de sementes, mudas, fertilização, tratos culturais, cura e armazenamento, controle de pragas e doenças, redução e substituição de agrotóxicos e produção sustentável do tabaco. Também haverá uma tarde de campo com visitação a propriedades rurais para observar aspectos como produção das mudas, sistemas de plantio, colheita, cura, armazenagem e reflorestamento, além de temas relacionados à saúde e segurança do produtor.

Conforme Huub Vizée, presidente do CORESTA, a entidade com sede na França está representada em mais de 50 países e, por isso, são realizadas reuniões em diferentes locais do mundo. O Brasil já sediou edições do Agro-Phyto em 1987 e 2005. Neste ano, anteriormente ao Agro-Phyto, ocorreram duas reuniões temáticas. Em fevereiro, durante três dias, representantes de dez países debateram pesquisa e desenvolvimento. E em maio, cerca de 80 pesquisadores de 14 países tiveram dois dias de debate sobre estudos em colaboração para o controle de pragas e sanidade do tabaco armazenado. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.