CI

Indústria do tabaco movimenta mercado brasileiro

Setor de produção do tabaco gera emprego e renda para mais de 600 mil pessoas em todo o país


Fatia importante da nossa economia, o setor de produção do tabaco gera emprego e renda para mais de 600 mil pessoas em todo o país. Não por acaso, o Brasil é o segundo maior produtor de tabaco em todo o mundo. Segundo dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), 200 mil famílias concentradas, principalmente na Região Sul, sobrevivem da cultura do fumo e ainda estão dependendo quase que exclusivamente da renda gerada por um único cultivo. Os agricultores que não plantavam fumo reconheceram que o plantio aumentou nos últimos cinco anos.

Algumas famílias de agricultores que não cultivam tabaco trabalham como diaristas nas diversas etapas do cultivo, mas principalmente na colheita, que demanda maior concentração e exigência de força de trabalho.

Hoje, cerca de 321.520 hectares de terra do nosso território são ocupados pela plantação das folhas do tabaco. A grande concentração de plantação de fumo do Brasil está nos três estados do sul, que respondem por 98% da produção nacional.

Curiosidades do processo de produção da folha

Muitas pessoas não conhecem o processo de produção do cigarro, charuto, cachimbo, rapé entre outros derivados do tabaco e o processo pode demorar o dobro de tempo do que o usual.

Dentre os elementos que compõe os produtos acima, o mais importante é o tabaco. Além de sensíveis, as folhas do tabaco são altamente higroscópicas, ou seja, influenciadas pela umidade e exigem um tratamento diferenciado em todo o seu processamento, até se transformar no tabaco propriamente dito. Após a colheita, as folhas passam por um processo de cura, onde a temperatura e a umidade local tem de ser rigorosamente controladas. As folhas ficam armazenadas e esse processo pode durar de 4 a 8 semanas, pois as folhas precisam de secagem natural diante das condições atmosféricas. O ar neste recinto é sujeito a fumaça, poeira e dióxido de carbono que estão ligadas a uma variedade de contaminação microbiana.

Aqui o emprego de desumidificadores é fundamental. Além de todo o controle sobre a umidade no ambiente, vão garantir a melhor higienização do ar, livrando-o de ácaros, fungos e bactérias e controlando a umidade do ambiente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.