CI

Pesquisadora da Epagri identifica nova vespinha que combate mosca-das-frutas

Inseto da espécie Aganaspis nordlanderi, possui apenas 3mm de comprimento


A pesquisadora Janaína Pereira dos Santos, da Estação Experimental da Epagri em Caçador (EECD) identificou uma vespinha que ainda não tinha sido registrada no território catarinense. A espécie se chama Aganaspis nordlanderi, possui apenas 3mm de comprimento e é uma inimiga natural da paga mosca-das-frutas.

A mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus) é uma importante praga das frutas de clima temperado. Em suas pesquisas, Janaína também verificou que se tratava do primeiro registro de A. fraterculus como hospedeira de A. nordlanderi no Brasil.

Janaína realiza há vários anos pesquisas com as culturas da macieira e pereira e com várias frutas nativas, como cereja-do-mato, guabiroba, goiaba-serrana, araçá, amora-preta e pitanga. O objetivo desse trabalho é registrar a biodiversidade de parasitoides no Meio-Oeste catarinense.

Até o momento, a Aganaspis nordlanderi só tinha registro para os estados do Amazonas, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.