CI

Safra de oleaginosas salta mais de 7% na Rússia

Canola, girassol e soja também terão disparada em exportações


Nova previsão dos escritórios do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Moscou, na Rússia, coloca a produção russa das principais oleaginosas (soja, girassol e canola) em 16,93 milhões de toneladas, um incremento de 7,3% em relação ao período anterior.

A área de girassol não deve mudar, segundo a visão do órgão, e deve ter condições climáticas mais favoráveis tendo uma colheita de aproximadamente de 11,6 milhões de toneladas. Com a produtividade maior, o crescimento é de 5% em relação ao ano passado.  

A área de canola deve crescer 5,7% em relação a safra passada, mas a produtividade deve voltar ao normal depois de um pico em 2017. A área de soja continua a aumentar em 2018/2019 em 7,5% para 3,9 milhões de toneladas.

A moagem é prevista para aumentar em 7,4% com um processamento total de oleaginosa em 17,1 milhões de toneladas. No caso específico da soja, a moagem será de 4,3 milhões de toneladas, acima das 3,6 milhões de toneladas do ano anterior.

A capacidade de processamento aumentou tanto na parte europeia como no extremo oriente do país, segundo o USDA. As exportações de oleaginosa estão estimadas em 1,2 milhão de toneladas, uma disparada de 34%, em função da base relativamente baixa e da forte demanda chinesa. Entre as oleaginosas, as exportações de canola estão em com 201 mil toneladas, com demanda mongol e chinesa. Já a soja lidera os envios com 710 mil toneladas com fortes embarques para a China. As exportações russos do ano anterior foram de 625 mil toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.