CI

Colheita e armazenamento de sementes de coentro

Colheita e armazenamento de sementes de coentro


Este trabalho teve por objetivos avaliar a qualidade física e fisiológica de sementes de coentro (Coriandrum sativum) colhidas manual e mecanicamente, bem como a qualidade fisiológica e sanitária das sementes inteiras e partidas, armazenadas em diferentes embalagens e condições de ambiente. Sementes de coentro cultivar Verdão foram colhidas manual e mecanicamente. Depois do beneficiamento, foi determinada a porcentagem de pureza, e as sementes foram separadas em sementes inteiras (diaquênios) e partidas (aquênios). As sementes foram acondicionadas em embalagens semipermeáveis e impermeáveis e armazenadas durante 12 meses em condições ambientais e em câmara fria (10°C, 45% UR). A qualidade fisiológica – teste de germinação, primeira contagem, envelhecimento acelerado e emergência das plântulas em casa de vegetação – e sanitária foi avaliada aos 0, 3, 6, 9 e 12 meses de armazenamento. A colheita mecânica apresentou maior porcentagem de sementes partidas. Sementes inteiras, colhidas mecanicamente, apresentaram maior vigor que as sementes inteiras colhidas manualmente. As sementes de coentro conservaram a qualidade até um ano, independentemente das condições dearmazenamento. Quanto ao armazenamento em condições ambientais, as sementes devem ser acondicionadas em embalagens impermeáveis. Sementes partidas apresentam potencial para o estabelecimento da cultura de coentro.

Veja o artigo na integra clicando
aqui.

 

Autores: Warley Marcos Nascimento, Roseane Sousa Pereira, Raquel Alves de Freitas, Lucimara Blumer e Marlove Fátima Brião Muniz

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.