CI

Fipronil, preços em alta- sem margem na cadeira de distribuição


Opinião Livre

O fipronil é um excelente inseticida/cupinicida/formicida utilizado em doses bastante reduzidas, através de tratamento de sementes, pulverização foliar e isca. 

O primeiro registro no Brasil data de 1994. Hoje são 43 registros aprovados, dentre estes, 21 na formulação WG e 17 na formulação FS/SC. A BASF, líder de mercado, é detentora de 17 registros. 

Do grupo químico neonicotinoide, o fipronil está listado na reavaliação ambiental promovida pelo IBAMA, um dos órgãos responsáveis pelo registro de agrotóxicos, juntamente com a ANVISA e MAPA. Em breve, a partir do início da reavaliação, os processos de registros de fipronil devem ser paralisados, como aconteceu com o imidacloprido, tiametoxam e clotianidina. Prevê-se que após a conclusão da reavaliação os seus usos serão bastante restringidos.  

Apesar das baixas doses aplicadas, as importações do fipronil somaram US$ 99 milhões e USD 126 milhões, em 2016 e 2017, respectivamente. Para as próximas importações espera-se que o total importado aumente significativamente em função da alta sem igual dos preços.   

Com o objetivo de permitir um melhor entendimento do mercado brasileiro a AllierBrasil, consultoria de registro de produtos e do agronegócio, elaborou um extenso levantamento de dados referentes as importações de todos os produtos agroquímicos. Estas informações são uma importante ferramenta para tomada de decisões, seja para escolha de fornecedores, comparação de preços de um mesmo fabricante para diferentes distribuidores, ou para identificar importações cuja origem é de fora de contexto, por exemplo. 

No caso do fipronil, indica que o mercado é muito maior do que o estimado até então. Um resumo condensado mostra o seguinte:


 

(*) Dados completos disponíveis no relatório “Importações Braslieiras de Agroquímicos”.

Fonte: “Importações Braslieiras de Agroquímicos”, AllierBrasil Consulting, 2018.

Ao contrário da grande maioria dos produtos agroquímicos, o maior fornecedor de fipronil não é a China. Mesmo que a grande parte dos produtos formulados importados tenham como origem o produto técnico chinês, há registros de importações de formulações provenientes da Índia, o que, para alguns casos, pode-se deduzir que houve exportação de produto técnico da China para a Índia para posterior exportação ao Brasil, o que tenderia a encarecer o preço final do produto. 

Chama atenção os preços FOB/kg das importações de alguns países diferentes da China, que chegam a ser mais que o dobro, quando comparados aos preços da China. 

Estas diferenças tão expressivas dos preços poderiam indicar que os preços praticados no campo ainda permitem razoável lucratividade levando-se em conta os volumes das importações a preços extremamente superiores aos da China. Isto, porém, é bastante controverso, haja vista a estreita margem em toda a cadeia de distribuição.  

Os dados completos por país exportador, preço FOB, quantidade, importador, ano/mês, fazem parte do levantamento “Importações Braslieiras de Agroquímicos”, da AllierBrasil Consulting, atualizado mensalmente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.