CI

Gestão profissional do estabelecimento rural


Amélio Dall’Agnol

Está cada vez mais difícil para os pequenos e médios produtores rurais competir na produção agrícola e sobreviver dignamente do cultivo de glebas pequenas, mesmo utilizando eficientemente as tecnologias de produção, com obtenção de elevadas produtividades. Tecnologias de gestão são igualmente importantes para obter-se lucro com o cultivo da terra e podem resultar em benefícios financeiros maiores do que a renda auferida da comercialização da própria safra. Estar alerta e antenado com os mecanismos de mercado, utilizando mais o cérebro e menos os braços, pode resultar em melhores benefícios financeiros e assim favorecer a fixação do agricultor no campo.
A falta de perspectivas de uma vida digna e confortável na zona rural, está tornando cada vez mais difícil fixar os filhos dos agricultores na roça, pois a maioria está preferindo migrar para a cidade e exercer atividades urbanas, mesmo mal remuneradas, que, via de regra, são as tarefas que sobram para os migrantes. Mas isto poderia mudar se o filho do produtor vislumbrasse a possibilidade de maiores ganhos financeiros coma a exploração da gleba familiar e dificilmente ele trocaria essa realidade pela incerteza de uma atividade mal remunerada na cidade. 
Os ganhos extras no manejo do negócio agrícola, poderiam resultar de estratégias inovadoras na compra das máquinas, dos equipamentos e dos insumos de produção (compra antecipada e à vista, por exemplo) e na comercialização da safra (venda escalonada, aproveitando picos de alta do mercado, entre outros). Pode resultar do eficaz manejo dessas estratégias o lucro principal em ano de carestia no campo, quando o mercado não correspondeu às expectativas de preços ou o clima não correspondeu às necessidades da cultura 
Outra possibilidade para aumentar a renda de um estabelecimento agrícola pode estar na integração das atividades de lavoura com as de pecuária, uma contribuindo para a melhoria do desempenho da outra.  O alto custo inicial da iniciativa é compensado pela valorização de ambas as áreas, por incrementar o potencial produtivo das glebas.
Outro apoio que pode resultar em melhorias no desempenho econômico do estabelecimento rural, pode vir da observação e troca de experiências com vizinhos bem sucedidos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.