CI

Barraginhas e seus benefícios são tema de exposição no Shopping Sete Lagoas

Projeto Barraginhas e seus resultados estarão em exposição no Shopping Sete Lagoas, de 18 a 21 de outubro, durante a SNCT


O projeto Barraginhas e seus resultados estarão em exposição no Shopping Sete Lagoas, de 18 a 21 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Realizada sempre no mês de outubro, a SNCT congrega centenas de instituições que realizam atividades de divulgação científica em todo o País. Neste ano, o tema da Semana é “Ciência para redução das desigualdades”.

As Barraginhas são pequenas bacias que captam enxurradas, preservam o solo e evitam erosões. Elas proporcionam a infiltração da água das chuvas no terreno e promovem a recarga dos lençóis freáticos, que abastecem nascentes, córregos e rios.

O sistema Barraginhas é uma tecnologia social e tem proporcionado melhoria da qualidade de vida em diversas comunidades. “Uma única Barraginha pode sustentar uma pequena lavoura familiar, plantada logo abaixo do aterro. Três a cinco Barraginhas em uma propriedade revitalizam minadouros, cacimbas e produzem água suficiente para o consumo de uma família. Dezenas de Barraginhas em uma comunidade criam um minioásis, elevando o nível de água nas cisternas e gerando sustentabilidade hídrica para ampliar lavouras, construir pequenos lagos para criação de peixes e irrigar hortas familiares”. O relato é do engenheiro agrônomo Luciano Cordoval, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), coordenador do projeto Barraginhas. “Há 26 anos, eu colho chuva e devolvo água para os rios”, diz, satisfeito.

Na região de Sete Lagoas, já foram implantadas milhares de Barraginhas, que transformaram a realidade de famílias no município e em cidades vizinhas, como Araçaí, Cordisburgo e Caetanópolis. A tecnologia também se espalhou pelo Brasil e está presente em 13 estados e no Distrito Federal, com muitos impactos positivos. “Um sistema de centenas de Barraginhas construídas em uma microbacia é capaz de revitalizar córregos e perenizá-los, fazendo retornar a fauna e a vegetação natural, mesmo em regiões semiáridas”, explica Cordoval.

O gerente-geral do Shopping Sete Lagoas, Fábio Oliveira, pontua que trazer exposições gratuitas para a comunidade, que mostrem uma solução eficiente e barata para promover a qualidade de vida e a sustentabilidade é muito gratificante. “O Shopping Sete Lagoas se identifica com projetos que prezam pelo desenvolvimento de Sete Lagoas e região. Por isso, incentivamos e sempre abrimos nossas portas para essas iniciativas”, conclui.

Serviço

Exposição sobre o Projeto Barraginhas, um evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Data: 18 a 21 de outubro
Local: Shopping Sete Lagoas
Entrada franca
Realização: Embrapa Milho e Sorgo e Shopping Sete Lagoas
Apoio: Faped (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento) e InstitutoVeredas de Cultura e Multimídia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.