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Boletim do Prohort destaca itens mais em conta para compra de hortaliças

Cenoura foi a hortaliça que teve os maiores aumentos em termos percentuais


Foto: Marcel Oliveira

Em tempos de economizar na quantidade de vezes que se sai às compras, vale investir em produtos mais baratos. No caso das hortaliças, a batata apresentou queda de preços generalizada nas Centrais de Abastecimento do país em fevereiro, o que deve se refletir também nos mercados neste mês. Os valores foram divulgados nesta terça-feira (17), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 3º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).

De acordo com o estudo, o maior desconto ocorreu nas Centrais de Brasília/DF (13%), seguida das que abastecem Belo Horizonte/MG (8,97%) e Vitória/ES (6,7%). Os analistas indicam que o motivo da redução foi o aumento da oferta deste produto. Por outro lado, outras hortaliças como alface, cebola, cenoura e tomate, mostraram aumento de preços na maioria dos mercados atacadistas analisados. No caso da alface, a intensidade de chuvas e as altas temperaturas de verão diminuíram a oferta e deixaram o produto mais caro. A cebola também teve alta de preços atrelada ao período de redução da oferta do produto.

A cenoura foi a hortaliça que teve os maiores aumentos em termos percentuais, que chegaram a mais de 50% em Ceasas como a de Goiânia/GO (69,59%), Brasília/DF (56,52%) e Belo Horizonte/MG (52,68%). A alta acentuada é explicada pela redução da oferta em São Gotardo/MG, principal região produtora. Já com relação ao tomate, houve um aumento significativo registrado em Fortaleza/CE (96,97%), seguido por Recife/PE (54,71%) e Belo Horizonte/MG (27,32%).

Frutas – O Boletim Prohort traz também os principais destaques entre as frutas nas Centrais do país, que no mês de fevereiro ficou com a melancia e a banana. Espera-se que os dois produtos estejam mais em conta pelo menos em seis estados, onde os percentuais de desconto foram maiores. Embora a melancia tenha apresentado boa produção nas roças, houve baixa procura pelo produto em razão das chuvas e do feriado de Carnaval, além da renda do consumidor estar mais apertada. A venda de banana também diminuiu nas principais centrais de abastecimento, devido aos feriados e os períodos de chuva, que dificultaram a comercialização da fruta.

As exportações deste dois produtos indicam que podem continuar a registrar bons números de venda externa nos próximos meses. No caso da melancia, as expectativas são boas devido à demanda europeia. O ano de 2020 iniciou com bom volume de embarque da fruta, principalmente para o bloco. Já os produtores de banana apostam na melhor qualidade do produto para conquistar o mercado europeu, além de uma maior entrada no Mercosul, uma vez que Paraguai e Colômbia terão seus envios comprometidos, abrindo espaço para a fruta brasileira.

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