CI

Cartilha ensina passo a passo de implantação de uma horta caseira

Nova cartilha do curso de Horta Caseira, idealizada pela Coordenadoria de Promoção Social do Senar Minas

A nova cartilha do curso de Horta Caseira, idealizada pela Coordenadoria de Promoção Social do Senar Minas, já está sendo distribuída nos treinamentos realizados parceria com as entidades cooperadas. A cartilha foi elaborada no escritório regional de Montes Claros e o curso piloto realizado em Coração de Jesus, na mesma regional. Depois de alguns ajustes para afinar o conteúdo com as aulas teóricas e práticas, a cartilha ficou pronta para atender os alunos do curso em todas as fases. Foi preparada atendendo a todos os requisitos didáticos, com linguagem simples e clara.

A coordenação técnica da cartilha foi dos engenheiros agrônomos José Belas Gonçalves, coordenador de PS do Senar Minas, e do gerente regional do Senar em Montes Claros, Dirceu Martins. A coordenação metodológica ficou a cargo da coordenadora pedagógica  Mirian Rocha, com ilustrações de Virgínia Dutra e colaboração da analista Michelle Camila de Paula e do supervisor Raimundo Papa Júnior.

A cartilha traz no seu conteúdo orientações sobre planejamento da horta, calendário de plantio, rotação de cultura, preparação de composto orgânico e substrato, preparação de mudas, correção e adubação do solo para plantio, canteiros, covas, sulcos, plantio e semeadura, tratos culturais, colheita, saúde e segurança no trabalho, preservação ambiental, dentre outros.

Segundo José Belas e Dirceu Martins, além da horta caseira proporcionar uma alimentação saudável para a família, também pode ser uma fonte de renda e um exercício para a saúde, corpo e mente das pessoas que a cultivam. Desde a sua criação pela coordenadoria de PS, em 2017, já foram realizados no Norte de Minas 65 treinamentos de Horta Caseira, capacitando cerca de 780 produtores e trabalhadores rurais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.