CI

Drone permite pulverizar à noite

VANT tem sensores infravermelhos que integram o sistema de navegação


Uma das grandes inovações lançadas na Expointer 2019 foi o drone XAIRCRAFT, apresentado pela LS Tractor. Trata-se de um veículo aéreo não tripulado (VANT) sensores infravermelhos que integra o sistema de navegação possibilitando operações agrícolas de alta precisão, incluindo pulverizações de agroquímicos, e permitindo operá-lo inclusive à noite.

“Esse diferencial potencializa ao máximo o tempo de vôo durante a janela de trabalho”, ressalta André Rorato, vice-presidente da LS Mtron Brasil. De acordo com ele, o XAIRCRAFT vem com o “DNA tecnológico da LS tractor”, o que fica claro na tecnologia CLOUD RTK, que utiliza um sistema de envio de dados do drone para a nuvem através de uma antena própria, sem utilizar a internet.

Segundo Rorato, o XAIRCRAFT possui um design industrial avançado, construção modular e estrutura composta por fibra de carbono e liga de alumínio. Possui ainda excelente desempenho operacional, é resistente a poeira e água e oferece possibilidades “inovadoras de utilização” para diversos tipos de cultivo, tendo capacidade de decolagem de 25 quilos. “A LS está trazendo para o agricultor uma nova opção de tecnologia, olhando para o futuro da mecanização agrícola no Brasil”, finaliza o executivo.

De acordo com a LS Tractor, o novo produto chega ao Brasil para período de testes com o objetivo de implantar conformidades ao mercado brasileiro. “Será o momento onde iremos avaliar as necessidades do campo e da demanda de manejo”, adianta Astor Kilpp, gerente de marketing e produto.

A empresa destaca ainda que o equipamento possui “tecnologia de pulverização dinâmica”, com bicos atomizadores de alta velocidade e maior alcance, tendo como grande diferencial a geração de minúsculas gotículas atomizadas. A força das hélices deste drone foram projetadas para terem a capacidade de abrir as plantas e desta forma executar uma pulverização mais assertiva.

Por fim, os fabricantes sul-coreanos destacam a tecnologia de navegação XCOPE, que consegue chegar muito próximo da planta de forma precisa para realizar a aplicação do defensivo. “A LS Tractor está – cada vez mais – identificada pelas tecnologias de alto impacto que já traz embarcadas em seus tratores, principalmente nos modelos da média e baixa potência. E agora com este produto, ganha maior destaque no cenário de soluções tecnológicas para o agronegócio brasileiro”, conclui Rorato.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.