CI

Emater/RS-Ascar mostrou propriedade sustentável na Frinape 2018

Emater/RS-Ascar mostrou propriedade sustentável na Frinape 2018


Emater/RS-Ascar mostrou propriedade sustentável na Frinape 2018

No espaço Caminhos da Sustentabilidade, a Emater/RS-Ascar mostrou uma propriedade ideal com sustentabilidade social, econômica e ambiental, nos nove dias da Frinape 2018, feira que encerrou no domingo (18/11), no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie). No espaço, com diversas ações da Extensão Rural e Social com foco na renda e sustentabilidade, a implantação de uma horta com plantas medicinais, condimentares e aromáticas, leguminosas e plantas alimentícias não convencionais (Pancs) chamou a atenção do púbico rural e urbano visitante.

?A ideia de plantar todas elas juntam, tornando o espaço harmonioso, é para que uma planta proteja a outra e também para controle de pragas e doenças, além de acentuar o sabor das plantas?, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar, Ligia Wencelewski.

Há diversas maneiras de produzir em horta, com variedades de hortaliças e legumes. ?Além de servir como alimento e proporcionar renda para a família, a horta ajuda a tornar a propriedade harmoniosa. Também é demonstrado que ela pode ser implantada em pequenos espaços?, complementa a extensionista. Pode-se produzir tudo que a família precisa, desde que o espaço seja bem planejado. Jardim com flores e hortas também podem ser produzidos em apartamentos, garante.

Além da horta, o espaço contava com várias espécies de frutíferas, entre elas, pitanga guabiroba, butiá, frutas nativas e convencionais.

Nos caminhos da Sustentabilidade, o público pode ver ainda, através de uma maquete, o sistema de cisterna que capta água de chuva, que pode funcionar desde uma pequena propriedade até grandes granjas. A água coletada por ser usada para diversas finalidades, como em hortas, jardins e pomares. Na área, também foram expostas as diversas formas de aproveitamento de frutas em geleias, compotas, cristais de gengibre, abóbora cristalizada, que foram preparadas no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). A ideia é reproduzir, tanto na área interna como interna, a utilização sustentável dos produtos disponíveis na propriedade.

Aurea de Oliveira Coldebella, uma das visitantes, ficou encantada com a horta. Ela conta que mesmo morando na área urbana de Erechim produz hortaliças. ?É muito importante produzir os próprios alimentos. Hoje em dia é um luxo, um privilégio poder colher da própria horta?.

O local com horta, ajardinamento, árvores, frutíferas, embelezamento e adornos demonstra o quanto uma propriedade poder ser produtiva, prazerosa, atrativa e cheia de alternativas de renda para a agricultura familiar. Um balanço instalado no local foi atrativo para centenas de pessoas baterem fotos. 

Em outras áreas, a Emater/RS-Ascar mostrou outras ações da Extensão Rural e Social, como armazenagem na propriedade, que é uma atividade que vem crescendo muito na região do Alto Uruguai, energia fotovoltaica, reflorestamento e produção de morangos em estufas no sistema irrigado. Também esteve presente no Pavilhão da Agroindústria Familiar, que abrigou mais de 70 agroindústrias, a maioria delas assistidas pela Emater/RS-Ascar.

A Frinape é a maior mostra empresarial da região do Alto Uruguai. É um evento multissetorial, que reúne indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia e entretenimento, com shows. A Frinape marcou as comemorações dos 100 anos de Erechim. A Frinape 2018 foi promovida pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie) e Prefeitura, com apoio institucional de várias entidades.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.