CI

Novo Sistema Oportunidades monitora 213 chamadas públicas

O Sistema Oportunidades é um excelente instrumento de monitoramento das chamadas públicas


Em novembro, o Sistema Oportunidades da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) monitorou 213 chamadas públicas. A região Sudeste liderou o ranking entre as regiões do País, com 111 editais, seguindo do Sul (47), do Nordeste (30), do Centro-Oeste (18) e do Norte (7). São Paulo destacou-se entre os estados brasileiros, atingindo o total de 91 editais.

No período, a maior incidência de chamadas públicas foram as do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), com cerca 60% dos registros totais. Tiveram também editais no âmbito dos Programas Paulista da Agricultura de Interesse Social do Estado (Ppais/SP), de Aquisição de Alimentos, modalidade Compra Institucional (PAA), e de Aquisição da Produção da Agricultura do Distrito Federal (Papa/DF).

A delegada federal de Desenvolvimento Agrário da Sead no Rio de Janeiro, Danielle Barros, comemora o fato da região Sudeste ter ampliado o número de chamadas públicas relacionadas a compras de alimentos da agricultura familiar. Ela comenta que a nova plataforma contribui ao levar mais transparência ao processo de comercialização e ao dinamizar a comunicação junto aos agricultores familiares.

“O Sistema Oportunidades é um excelente instrumento de monitoramento das chamadas públicas, não só pelo simples fato de monitorá-las, mas pelo fato de divulgá-las através do WhatsApp, que todas as pessoas utilizam muito mais do que o próprio e-mail”, destaca. A nova versão do sistema permite uma busca mais inteligente para localizar os editais, além de conter informações adicionais e um mapa referenciado.

Em conjunto, o WhatsApp Oportunidades amplifica a rede de disseminação de conteúdos úteis para a agricultura familiar, principalmente relacionadas à temática de compras públicas. Semanalmente, os usuários recebem mensagens com os editais abertos em seus respectivos estados. Para participar, basta enviar mensagem de texto, pelo aplicativo, para o número (61) 9.9308.0388.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.