CI

Produtores recebem certificação pioneira em Boas Práticas Agrícolas

Um dos resultados práticos do Programa é a utilização do caderno de campo, no qual o produtor registra todas as atividades que realiza na produção


“Produzir alimentos seguros” - esse é o principal objetivo dos 49 produtores da Serra Gaúcha que receberam na tarde desta segunda-feira, dia 28, o certificado do  Programa Piloto de Boas Práticas Agrícolas em Frutas e Hortaliças, resultado de uma parceria entre o  Senar-RS e a Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).

Desde 2017, o grupo de produtores aderiu ao Programa Juntos para Competir e aceitou o desafio de participar da capacitação da turma piloto no Rio Grande do Sul na implantação dessa metodologia desenvolvida pelo Senar, em parceria com o professor Claud Ivan Goellner e o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton, profissionais referências no assunto. Um dos resultados práticos do Programa é a utilização do caderno de campo, no qual o produtor registra todas as atividades que realiza na produção, servindo para controle da rastreabilidade e também como documento para possíveis auditorias.  

“Foi uma extensa agenda de capacitações e consultorias que garantiu essa certificação. Além das boas práticas na produção, os produtores envolvidos receberam informações para gerenciamento do negócio. E isso só vai agregar valor nas propriedades, fornecendo ao mercado e só consumidor, um alimento seguro”, destacou Angélica Brandalise, gestora de projetos em Horticultura e Vitivinicultura do Sebrae Serra Gaúcha, na cerimônia de entrega dos certificados.

Para Umberto Pizzolotto de Moraes, coordenador de formação Profissional Rural da Divisão Técnica do Senar, o futuro do programa terá uma maior aproximação e cooperação com a Embrapa. “Precisamos colocar mais os técnicos em contato com o  conhecimento da pesquisa  e levar isso a campo. Vamos reduzir assim as dúvidas dos nossos produtores”, antecipou ele. 

O Programa

Marcos Botton, que em conjunto com o professor Claud Goelner elaborou o material didático utilizado nos treinamentos, acredita que esse é um momento importante para os pequenos produtores de frutas e hortaliças. “A partir da capacitação, eles possuem informações e ferramentas práticas para implementar as Boas Praticas Agrícolas nas Propriedades”, destacou. O pesquisador reforça que o consumo de frutas e hortaliças é fundamental para uma alimentação saudável, reduzindo assim as filas para o tratamento de doenças no sistema único de saúde. A capacitação dos produtores para produzir alimentos seguros aumentará a competitividade do setor garantindo o fornecimento de produtos de qualidade na mesa dos consumidores, além de gerar emprego e renda no campo.  

Como presente de formatura, os produtores  certificados assistiram as palestras  sobre  “A Importância e as Vantagens da Rastreabilidade”, apresentada pelo coordenador comercial regional da Paripassu, Matheus Schneider, e sobre “Criatividade e Inovação”, proferida pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho,  Marcos Botton.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.