CI

Concurso de Qualidade do Mel é realizado em Vale do Sol

Evento que acontece em Vale do Sol até o próximo domingo (11/11), a Emater/RS-Ascar


Integrando as atividades da Feirasol, evento que acontece em Vale do Sol até o próximo domingo (11/11), a Emater/RS-Ascar, em parceria com o Grupo Unidos pelas Abelhas (Gupa) e a Prefeitura, promoveu o Primeiro Concurso Municipal de Qualidade do Mel, na tarde desta sexta-feira (09/11), no auditório da Escola Guilherme Fischer. O concurso objetivou difundir as qualidades do mel com base nas análises sensoriais, divulgar as propriedades do mel com vistas ao aumento do seu consumo, estimular a apicultura racional e científica e despertar na população a consciência pela preservação das florestas e demais recursos naturais. 

Entre os critérios analisados pelos sete jurados, entre eles o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Corrêa da Rosa, constou a apresentação, o aroma e o sabor das amostras entregues. Ao todo, oito amostras participaram do concurso, sendo vencedores os apicultores Leonir Carlos Tech com a primeira colocação, em segundo lugar Cristiano Samuel Lenio e na terceira colocação, Augusto Trevisan. ?Esse prêmio representa uma alegria muito grande. É a conquista pelo nosso trabalho e o amor pelas abelhas?, falou emocionado o vencedor Leonir Carlos Tech, que possuí 70 caixas de abelha na propriedade da família em Linha Canto dos Italianos, com uma produção média de 12 quilos por caixa.

Importância da Apicultura

No início das atividades o público, formado por agricultores, lideranças e alunos da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), pôde acompanhar a palestra ?Importância das abelhas?, ministrada pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Paulo Conrad, que falou sobre a importância das abelhas na polinização, na garantia da produção de frutos e sementes e na reprodução de diversas plantas. ?As abelhas são um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra?, frisou. Segundo ele, as abelhas são responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas. Em especial para a produção de maçã (90%), pêssego (48%), laranja (27%), algodão (16%) e soja (5%). Conrad também falou sobre o período de vida, comportamento e reprodução das abelhas, funções da rainha, zangão e operárias, manejo das colmeias, qualidade das caixas e influência da flora apícola regional, que influencia na quantidade da produção de mel, época de produção, aroma, cristalização e em questões como o fortalecimento e sobrevivência das famílias, captura dos enxames, proteção do agricultor ao manejar as colmeias e processamento.

Outros pontos destacados pelo palestrante foram as potencialidades da atividade apícola na região e a importância do cuidado com as colmeias durante todo o ano. ?A apicultura é negócio. É um produto de valor, necessita pouco investimento e gera renda. Contudo, precisa de manejo no decorrer do ano e não somente na colheita e de conhecimento técnico?, observou Conrad, frisando o preparo para o inverno e para a produção e o manejo da colheita.

O agricultor Cristiano Samuel Gabe participou da atividade, sendo vencedor do segundo lugar do concurso. O apicultor possuí 300 colmeias de abelhas apis e 150 de abelhas sem ferrão na sua propriedade localizada na Linha Emílio, interior de Vale do Sol. A atividade apícola surgiu como uma oportunidade de diversificação das atividades de produção da família, que também investe no plantio do tabaco. Integrante do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, do Governo do Estado, o agricultor possuí uma produção média de 15 quilos por caixa. ?Participei doa palestra para apoiar o trabalho da Emater e também para agregar conhecimento. Foi muito interessante?, avaliou Gabe.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.