CI

Fake News – O Risco de Informações Falsas nas Empresas


Frederico Franco

Você já deve ter ouvido falar em fake news, ou até mesmo acreditado em alguma mentira compartilhada na internet e que foi parar nos debates internos e definição de estratégias da empresa que você trabalha.

O que ocorre é que a distinção entre “notícias” e “opinião” em grande parte das informações que recebemos é indistinta.  Observamos que na maioria das vezes, as informações que recebemos, foram escritas como um meio de promover objetivos e causas particulares, ou seja, uma informação declinada nos interesses próprios e de seus responsáveis. Diariamente nos deparamos com diversas análises ou notícias sem precedentes, com o objetivo de gerar polêmicas e consequentemente acessos.

O fato foi verificado após uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), apontando que notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras. Um dos principais pilares do Compliance é a ética, que precisa ser e estar na base das análises das informações recebidas pelas empresas, sendo fundamental para a definição de estratégias das organizações.

Diante disso, são nestes momentos que precisamos de união, debate de ideias, soluções e análises técnicas especializadas das informações recebidas (preferencialmente análise pelo time de Compliance) para os diversos problemas que podem surgir ou o possível descarte dos dados recebidos, pois as informações falsas ou enviesadas podem prejudicar planejamentos internos nas organizações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.